Projeto Notas Pretas homenageia regentes e instrumentistas negros

Com o objetivo de refletir sobre a cultura afrodescendente, projeção será exibida na quarta, dia 8, às 18h30, no Crusp

06/12/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 07/12/2021 as 11:51
Foto: Divulgação

Desenvolvido por estudantes do curso de Audiovisual do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, o projeto Notas Pretas propõe uma reflexão acerca da cultura afrodescendente no âmbito da música erudita. O objetivo é conscientizar e discutir o espaço dado a músicos negros. Para isso, o grupo produziu um vídeo em homenagem a regentes e instrumentistas negros, que será exibido na quarta-feira, dia 8 de dezembro, das 18h30 às 22 horas, no Crusp.

O audiovisual é resultado de um trabalho didático da disciplina Interfaces Audiovisuais, ministrada pelos docentes Almir Almas e Deisy Feitosa. No vídeo, personagens históricos ganham vida graças à técnica de manipulação de imagem por meio de Inteligência Artificial, utilizada pelo artista e VJ Bretas, aluno da disciplina. Realizado coletivamente, o projeto foi idealizado pela aluna Júlia de Simoni, a partir do trabalho que desenvolve como estagiária da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp). A disciplina reúne estudantes da ECA, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da USP em São Paulo, e do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP em São Carlos.

O projeto Notas Pretas será exibido na quarta-feira, dia 8 de dezembro, das 18h30 às 22 horas, no Crusp (av. Prof. Mello de Moraes, 1.235, Cidade Universitária, primeiro prédio próximo à Raia). Gratuito. Mais informações pelo e-mail guilhermebretas@usp.br.