Podcast aproxima jogos eletrônicos e questões sociais

Produzido por alunos de Audiovisual da ECA-USP, “PodPlay” aborda a relação entre games e temas como saúde mental e terceira idade

 30/11/2021 - Publicado há 2 anos
Por
Episódio 1 Conexão Terceira Idade – Foto: Divulgação

Ao se pensar no universo dos jogos eletrônicos da atualidade, é importante pensar em “jogos que transformem a nossa consciência do que é esse mundo, e que nos indiquem caminhos para transformá-lo, de preferência inspirando uma visão de cidadania, de direitos humanos e de diversidade”, de acordo com o professor Gilson Schwartz, do Departamento de Cinema, Rádio e TV (CTR) da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP). Tais tendências são discutidas no podcast PodPlay, desenvolvido por alunos do primeiro ano do curso de Audiovisual da ECA e orientados por Schwartz, por meio do grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento. O podcast fez parte das atividades de divulgação da nona edição do Festival Games For Change América Latina, que aconteceu entre 12 e 14 de novembro.

Schwartz conta que a proposta do PodPlay era tratar sobre como o universo dos games pode ser crítico, transformador e engajado, através da experiência do áudio, hoje fundamental na internet. Para Eliasaf Rodrigues Filho, que coordenou a equipe de alunos que produziu o podcast, a principal ideia era trazer uma seriedade para o mundo dos jogos, incluindo discussões de orientação mais acadêmica. 

Podcast PodPlay: visão de cidadania e direitos humanos nos jogos – Foto: Divulgação

Disponíveis no Spotify, os programas comentam acontecimentos do universo dos games ou trazem ao debate a relação entre jogos eletrônicos e temas sociais. O estudante destaca o primeiro episódio, Conexão Terceira Idade, em que se argumenta como os jogos podem ser utilizados para o benefício de pessoas idosas, e o episódio Jogos Digitais e Saúde Mental, no qual um dos tópicos explorados é o potencial terapêutico dos games.

A partir de outras referências de podcasts, e também de aprendizados em disciplinas da graduação sobre rádio e mídias sonoras, os estudantes construíram os episódios tendo em mente um formato mais narrativo e roteirizado, afirma Rodrigues Filho. Sempre priorizando a informação, há a participação de especialistas nos episódios, através de entrevistas realizadas pelos estudantes.

Gilson Schwartz – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Schwartz destaca que três eixos temáticos estiveram presentes na programação do festival Games For Change América Latina, ética, saúde e cidadania — tópicos que também aparecem ao longo dos episódios do PodPlay. “Ética e justiça são condições fundamentais para transformação. E é preciso trazer cada vez mais a questão da saúde, em especial na área de games, de entretenimento, de cultura digital, quanto aos efeitos tanto sobre a saúde mental quanto sobre a saúde física”, diz o professor. Ética e saúde, por sua vez, implicam diretamente na cidadania. “E hoje, cada vez mais, há jogos e criadores que colocam em primeiro plano os direitos humanos, a crítica ao fascismo, a luta pela liberdade”, exemplifica.

Para o próximo ano, a perspectiva do projeto é avançar em trazer para o mercado, para a área educacional e de pesquisa, essa visão diferente sobre os jogos eletrônicos, que vá além da ênfase no consumismo e nas tecnologias utilizadas. “Um bom designer de jogos é o que tem cultura. Se você acha que vai simplesmente fazer um game de sucesso copiando um jogo, sem estudar a sua cultura, o seu legado e as questões da sociedade, a chance de dar certo é muito pequena”, reflete Schwartz. “O próprio festival Games For Change trouxe vários autores, criadores e designers que mostraram a importância de ter uma perspectiva ética, uma visão política, um engajamento, para produzir uma experiência lúdica de qualidade que transforme o mundo”, completa o professor. 

Os episódios do PodPlay podem ser escutados no Spotify.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.