USP é a 90ª melhor universidade do mundo em ranking de empregabilidade

A pesquisa é da consultoria Emerging que classificou as 250 melhores universidades do mundo na opinião dos empregadores

24/11/2021 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 26/11/2021 as 18:32
Arte: Jornal da USP

A 11ª edição do Global Employability University Ranking and Survey (Geurs), divulgada hoje, dia 24 de novembro, classificou a USP como a 90a melhor universidade do mundo em termos de empregabilidade.

Elaborado anualmente pela consultoria Emerging, o ranking classifica as 250 melhores universidades com base na avaliação direta dos empregadores, que compartilham seus conhecimentos sobre os desafios da formação futura e suas expectativas para o ensino superior.

A USP é a única instituição brasileira a figurar na lista das 250 universidades. As primeiras posições foram ocupadas pelas norte-americanas: Instituto de Tecnologia de Massachusetts (1ª posição), Instituto de Tecnologia da Califórnia (2ª) e Universidade Harvard (3ª).

Em 2021, a pesquisa avaliou cerca de 2 mil universidades de todo o mundo. Quase 11 mil empregadores foram consultados, sendo que todos são gerentes operacionais de alto escalão, responsáveis pelo recrutamento de mais de cinco graduados por ano, de diversos setores e funções.

Universidade País
1 Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) Estados Unidos
2 Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) Estados Unidos
3 Universidade Harvard Estados Unidos
4 Universidade de Cambridge Reino Unido
5 Universidade Stanford Estados Unidos
6 Universidade de Tokyo Japão
7 Universidade Yale Estados Unidos
8 Universidade de Oxford Reino Unido
9 Universidade Nacional de Singapura Singapura
10 Universidade Princeton Estados Unidos
90 Universidade de São Paulo (USP) Brasil

Lançado pela primeira vez em 2010, o Geurs é produzido pela consultoria Emerging e é, atualmente, o segundo ranking mais utilizado por empregadores em todo o mundo. Desde 2016, a pesquisa é publicada em parceria com a Times Higher Education.

A avaliação é feita a partir de um conjunto de seis motivadores de desempenho de empregabilidade: excelência acadêmica, especialização, foco na experiência de trabalho, habilidades de graduação, performance digital e internacionalidade.