USP define lista de chapas de candidatos a reitor e a vice-reitora da Universidade

Chapa USP Viva recebeu 1.156 votos e a chapa Somos todos USP teve 795 votos; lista será encaminhada ao governador João Doria

 25/11/2021 - Publicado há 2 anos
Por

A chapa USP Viva, formada pelos professores Carlos Gilberto Carlotti Junior e Maria Arminda do Nascimento Arruda, foi a mais votada na eleição para a escolha do novo reitor e da nova vice-reitora da USP, com 1.156 votos. A chapa Somos todos USP, formada pelos professores Antonio Carlos Hernandes e Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, recebeu 795 votos e também compõe a lista que será encaminhada ao governador João Doria, a quem cabe a escolha final dos dirigentes máximos da Universidade.

A eleição foi realizada de forma on-line, no dia 25 de novembro, e o anúncio do resultado foi feito na noite de hoje, dia 25, pelo presidente da Comissão Eleitoral e diretor da Faculdade de Direito, Floriano Peixoto de Azevedo Marques Neto, e pelo secretário-geral da Universidade, Pedro Vitoriano de Oliveira. Clique aqui e acesse o documento divulgado pela Comissão Eleitoral.

Faziam parte do colégio eleitoral os membros do Conselho Universitário, dos Conselhos Centrais (Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Cultura e Extensão Universitária) e das Congregações das Unidades e dos Conselhos Deliberativos de Museus e Institutos Especializados, o que totalizou 2.121 eleitores, dos quais 2.002 (94,4%) registraram seus votos. Cada eleitor poderia votar em até duas chapas. Os votos em branco totalizaram 1.915  e, os nulos, 69.

Uma das novidades do processo foi a constituição de uma comissão formada por observadores externos à Universidade, sendo três titulares e um suplente, que tiveram a incumbência de acompanhar o sistema eletrônico de votação e totalização de votos.

Os novos reitor e vice-reitora da USP tomarão posse no próximo dia 25 de janeiro de 2022 e terão mandato de quatro anos. Esta será a 28ª gestão reitoral na história da Universidade, fundada em 1934. O primeiro reitor da USP foi o professor da Faculdade de Direito (FD), Reynaldo Porchat, e o primeiro vice-reitor, Antonio de Almeida Prado, docente da Faculdade de Medicina (FM). O atual reitor da USP é o professor da Poli, Vahan Agopyan.

Acompanhe, a seguir, o anúncio oficial do resultado da eleição.

https://www.youtube.com/watch?v=k09KpCLnzzo

Perfil dos candidatos

Chapa USP Viva

Carlos Gilberto Carlotti Junior e Maria Arminda – Foto: Banco de Imagens / USP

 

Carlos Gilberto Carlotti Junior é médico pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), com premiação de destaque no curso clínico. É neurocirurgião, formado pelo Hospital das Clínicas da FMRP (HCRP), e especialista pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. É mestre e doutor pela FMRP e professor titular do Departamento de Cirurgia e Anatomia da Faculdade. Foi diretor clínico do HCRP, diretor da FMRP e presidente da Fundação de Pesquisas Médicas de Ribeirão Preto. Atualmente, é pró-reitor de Pós-Graduação da USP, cargo que ocupa desde 2016.

Maria Arminda do Nascimento Arruda é graduada em Ciências Sociais, mestre, doutora e livre-docente em Sociologia, todos pela USP. É professora titular de Sociologia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), onde foi diretora entre 2016 e 2020. Foi pesquisadora sênior do Instituto de Estudos Sociais e Políticos de São Paulo, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP no período de 2010 a 2015; e representante da Área de Sociologia junto à Capes  e da área de Ciências Humanas no Conselho Técnico-Científico da instituição. Atualmente, é coordenadora do Escritório USP Mulheres.

Chapa Somos Todos USP

Antonio Carlos Hernandes e Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado – Fotos: Marcos Santos/USP Imagens

 

Professor Titular do Instituto Física de São Carlos (IFSC), Antonio Carlos Hernandes é doutor em Física pela USP, com estágio na Universitá di Genova, na Itália. Já formou mais de 250 pesquisadores, da iniciação científica ao pós-doutorado. Desenvolve pesquisa na área de Física e de Ciências dos Materiais. É coordenador de difusão científica do Centro para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (Cepid/Fapesp). É membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP) e um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) e da Associação Brasileira de Crescimento de Cristais. É presidente do Conselho Curador da Fuvest desde 2018. Foi pró-reitor de Graduação, entre 2014 e 2018, e diretor do IFSC no período de 2010 a 2014. Atualmente, é o vice-reitor da Universidade.

Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado formou-se cirurgiã-dentista pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) em 1981, quando foi convidada para fazer Residência em Odontopediatria no Hospital de Reabilitações de Anomalias Craniofaciais (HRAC). Nesse mesmo ano, foi contratada como técnica especializada odontopediatra no Hospital. Em 1990, passou a integrar a equipe de professores da Disciplina de Odontopediatria da FOB. Em 2003, se tornou livre-docente e, em 2009, professora titular. Foi chefe do Departamento de Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva; vice-presidente da Comissão de Pós-Graduação da Faculdade; diretora e vice-diretora da FOB e superintendente do HRAC. É a atual pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.