Educação no campo é tema de minicurso da Cátedra Alfredo Bosi

Evento gratuito acontece nesta quinta-feira, dia 18, às 19 horas, com transmissão pela plataforma Youtube

 16/11/2021 - Publicado há 2 anos
Cursos da Cátedra Alfredo Bosi buscam contribuir para o aperfeiçoamento do ensino básico no Brasil – Foto: Freepik

Nesta quinta-feira, dia 18, às 19 horas, a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP vai promover mais um minicurso do ciclo Educação Básica: Práticas e Didáticas. Desta vez, o tema será Heranças da Educação no Campo no Brasil e a Pedagogia de Alternância, que será ministrado pela professora Claudia Passador. O curso será transmitido pelo canal da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica no Youtube.

“A partir de um olhar sobre a construção da cultura no período colonial e da institucionalização do regime democrático, Claudia pretende mapear o cenário das políticas federais para a educação no campo, identificando os principais atores envolvidos nele, bem como os processos de colaboração estabelecidos e a pedagogia de alternância”, divulgou a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica. A “pedagogia de alternância” é um método que estimula a interação entre o estudante que mora no campo e o seu ambiente.

Claudia deve abordar os seguintes tópicos, de acordo com a ementa do curso: a influência da cultura brasileira na contraposição entre ruralidade e urbanidade; a construção do movimento educação no campo no País; as políticas públicas de educação no campo dos últimos 20 anos; a “pedagogia de alternância” no Brasil; e desafios para o futuro.

Claudia Passador é professora do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP. É especialistas em Administração Pública, com ênfase em avaliação de políticas públicas.

Informações sobre cada curso do ciclo Educação Básica: Práticas e Didáticas da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP estão disponíveis neste link.

O minicurso Heranças da Educação no Campo no Brasil e a Pedagogia de Alternância será realizado nesta quinta-feira, dia 18, às 19 horas, no canal da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica no Youtube. Grátis. Não é preciso fazer inscrição.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.