Economista analisa cenário do PIB 2017 e alta no emprego em janeiro

Agronegócio mais uma vez salva as contas do País com safra recorde

Por - Editorias: Atualidades, Rádio USP

O Brasil voltou a crescer. Depois de dois anos consecutivos de queda de 3,5%, o PIB mostrou reação em 2017. O crescimento foi de 1% no ano passado, e o PIB chegou em R$ 6,6 trilhões. Os dados são do IBGE.

O grande responsável pelo resultado positivo foi o agronegócio brasileiro, que teve um incremento de 13% estimulado pela safra recorde de grãos de 240,3 milhões de toneladas.

Outro dado animador é que o Brasil registrou a criação de 77.800 vagas formais de trabalho em janeiro, quebrando uma série de três anos seguidos de resultado negativo – quando o desemprego é maior que as contratações. Segundo o Ministério do Trabalho, esse número corresponde ao melhor resultado para o mês desde 2012.

O professor Eliezer Martins Diniz, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (Fearp) da USP, analisou o cenário econômico brasileiro e lembrou que o crescimento é positivo, mas que precisa ser consistente.

Ele diz que a equipe econômica do atual governo é mais competente que a anterior e que o crescimento não pode ser baseado sobre o aumento do consumo.

Ouça a entrevista no link acima.

Por Ferraz Junior

Textos relacionados