USP é a instituição com mais cursos cinco estrelas no “Guia da Faculdade” do Estadão

A Universidade teve 101 cursos considerados excelentes; outros 42 foram avaliados com quatro estrelas

25/10/2021 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 27/10/2021 as 17:48
Arte: Divulgação

A USP é a instituição brasileira de ensino superior com mais cursos cinco estrelas, de acordo com o Guia da Faculdade 2021, divulgado no dia 24 de outubro pelo Estadão. A Universidade teve 101 dos seus 149 cursos avaliados com cinco estrelas – 40% a mais que na edição do ano passado – e foi considerada o destaque entre as instituições públicas (clique aqui e acesse a lista dos cursos).

“A Pró-Reitoria de Graduação, em conjunto com as Comissões de Graduação e as Comissões Coordenadoras de Curso das unidades, realizaram grande esforço para que a USP tivesse esse aumento expressivo no número de cursos avaliados com cinco estrelas, ou seja, excelentes. Além disso, tivemos 42 cursos considerados ótimos, com quatro estrelas. Essa avaliação vem coroar o trabalho que a Universidade desenvolve em prol da excelência do ensino de graduação”, explicou o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.

As estaduais paulistas lideram a lista das instituições públicas com mais cursos cinco estrelas. Além da USP, a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) ocupa a segunda colocação, com 41 cursos, seguida da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 36.

AS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS COM MAIS CURSOS CINCO ESTRELAS

18

17

16

Na edição deste ano, a publicação avaliou mais de 16 mil cursos oferecidos por instituições brasileiras de ensino superior públicas e privadas. Desses, apenas 581 cursos foram considerados excelentes e ganharam cinco estrelas, sendo que 88% destes cursos são oferecidos por instituições públicas.

Guia da Faculdade

Publicado desde 2019, o Guia da Faculdade é elaborado pelo Estadão, em parceria com uma das principais startups da área educacional do País, a Quero Educação, utilizando uma metodologia conhecida como “avaliação por pares” para analisar a qualidade dos cursos superiores em todo o Brasil.

Mais de 9 mil coordenadores e professores do ensino superior brasileiro se cadastraram voluntariamente para atuar como avaliadores do Guia da Faculdade. Os avaliadores são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do País na qual trabalham, considerando a qualidade do projeto pedagógico, a qualidade do corpo docente e a qualidade da infraestrutura.