USP é a instituição com mais cursos cinco estrelas no “Guia da Faculdade” do Estadão

A Universidade teve 101 cursos considerados excelentes; outros 42 foram avaliados com quatro estrelas

 25/10/2021 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 27/10/2021 as 17:48
Por
Arte: Divulgação

A USP é a instituição brasileira de ensino superior com mais cursos cinco estrelas, de acordo com o Guia da Faculdade 2021, divulgado no dia 24 de outubro pelo Estadão. A Universidade teve 101 dos seus 149 cursos avaliados com cinco estrelas – 40% a mais que na edição do ano passado – e foi considerada o destaque entre as instituições públicas (clique aqui e acesse a lista dos cursos).

“A Pró-Reitoria de Graduação, em conjunto com as Comissões de Graduação e as Comissões Coordenadoras de Curso das unidades, realizaram grande esforço para que a USP tivesse esse aumento expressivo no número de cursos avaliados com cinco estrelas, ou seja, excelentes. Além disso, tivemos 42 cursos considerados ótimos, com quatro estrelas. Essa avaliação vem coroar o trabalho que a Universidade desenvolve em prol da excelência do ensino de graduação”, explicou o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.

As estaduais paulistas lideram a lista das instituições públicas com mais cursos cinco estrelas. Além da USP, a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) ocupa a segunda colocação, com 41 cursos, seguida da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 36.

AS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS COM MAIS CURSOS CINCO ESTRELAS

Instituição

Estado

Nº de cursos com 5 estrelas

USP

Unesp

Unicamp

UFRGS

UFMG

UFRJ

UFBA

UFSCar

UnB

UFSC

SP

SP

SP

RS

MG

RJ

BA

SP

DF

SC

101

41

36

26

20

19

18

18

17

16

Na edição deste ano, a publicação avaliou mais de 16 mil cursos oferecidos por instituições brasileiras de ensino superior públicas e privadas. Desses, apenas 581 cursos foram considerados excelentes e ganharam cinco estrelas, sendo que 88% destes cursos são oferecidos por instituições públicas.

Guia da Faculdade

Publicado desde 2019, o Guia da Faculdade é elaborado pelo Estadão, em parceria com uma das principais startups da área educacional do País, a Quero Educação, utilizando uma metodologia conhecida como “avaliação por pares” para analisar a qualidade dos cursos superiores em todo o Brasil.

Mais de 9 mil coordenadores e professores do ensino superior brasileiro se cadastraram voluntariamente para atuar como avaliadores do Guia da Faculdade. Os avaliadores são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do País na qual trabalham, considerando a qualidade do projeto pedagógico, a qualidade do corpo docente e a qualidade da infraestrutura.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.