Vinho laranja, um velhinho recém-descoberto

No Brasil, produtores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina têm tido bons resultados com o vinho laranja, apesar de a produção ainda ser pequena

 12/10/2016 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 17/10/2016 as 17:47

logo_radiousp790px

.

Vinho laranja - Foto: Observador via Bebideira
Vinho laranja – Foto: Observador via Bebideira

Após falar sobre os vinhos negro e amarelo, o enófilo Mauro Marcelo Alves desvenda em sua coluna semanal os sabores e aromas do vinho laranja, que tem pelo menos 5 mil anos de existência. No entanto, só a partir da década passada foi redescoberto por um produtor italiano. O vinho laranja nada mais é, na verdade, do que um vinho branco. Ele adquire a cor alaranjada ou dourada ao ser elaborado como um vinho tinto. Além disso, é guardado em ânforas de barro hermeticamente fechadas e enterradas. Segundo o colunista, o vinho laranja é o acompanhamento ideal para pratos condimentados.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.