Prevenção é primordial no combate às doenças cardiovasculares

Paulo Saldiva e José Eduardo Krieger analisam o cenário da doença que mais mata no Brasil e indicam os caminhos para sua prevenção. O tema será alvo de encontro do IEA

 24/09/2021 - Publicado há 3 anos
A doença cardiovascular é negligenciada pelo próprio portador por ser uma doença silenciosa – Foto: Pixabay CC

 

Logo da Rádio USP

O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo traz um evento sobre a doença que é a principal causa de morte no Brasil. O encontro, que também conta com a presença da Sociedade Brasileira e o Cuidado da Saúde Cardiovascular, vai tratar da doença cardiovascular que mata cerca de 400 mil brasileiros por ano.

“Ela é negligenciada pelo próprio portador dela. É uma doença silenciosa”, explica o professor Paulo Saldiva, do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina (FM) da USP, lembrando que, por esse motivo, há um caráter heterogêneo no perfil de quem morre pela doença cardiovascular. Um regime alimentar regrado, a prática de exercícios físicos e exames de sangue aparecem nesse cenário como alternativas para prevenção dessa doença.

Durante a pandemia, dada a emergência, os sistemas de saúde tiveram que mudar o foco de suas atenções para o tratamento da covid-19. E esse não foi o único obstáculo: “A própria covid é uma caixa de surpresas. Mesmo na fase aguda, já tivemos acometimento de outros órgãos, além do pulmão”, relata o professor José Eduardo Krieger, de Medicina Molecular na FMUSP, indicando que casos graves da covid-19 podem ser representados por impactos no sistema cardiovascular do contaminado pelo coronavírus.

Para fortalecer o combate às doenças cardiovasculares, especialistas apontam um caminho multidisciplinar, que pode até ser mais difícil em países como o nosso. “Um motorista de aplicativo, por exemplo, pode ficar sentado 14 horas por dia. Que horas ele vai se cuidar? A sobrevivência no Brasil é séria. As pessoas buscam primeiro trabalhar e depois cuidar de si próprias”, afirma Saldiva. Para reverter esse cenário, é preciso se ater à atenção primária e à conscientização. “Você tem que modificar hábitos e isso implica convencer a pessoa a mudar de vida e cuidar de si”, complementa.

O evento do IEA será entre os dias 27 e 30 de setembro. Nele, devem ser tratadas experiências na área acadêmica e farmacêutica no que concerne à doença cardiovascular. Krieger indica que, para problemas dessa categoria, tirar o caráter reativo da medicina é importante, o que fortalece o vínculo entre o profissional da saúde e o paciente. A prevenção passa a ser essencial para evitar quadro de doenças cardiovasculares. “A saúde é também um dever nosso”, conclui Saldiva.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.