A cidade como plataforma de inovação e desenvolvimento sustentável

O seminário “UrbanSus”, do Instituto de Estudos Avançados, que acontece no próximo dia 23, conta com quatro painéis e tem o objetivo de discutir o papel das cidades e gerar ações concretas para a participação da sociedade

20/09/2021 - Publicado há 3 anos
Cerca de 85% da população brasileira mora em áreas urbanas, cada uma dessas áreas com suas características próprias – Foto: Governo do Estado de São Paulo
Logo da Rádio USP

Os seminários UrbanSus, promovidos pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, têm como objetivo trazer reflexões sobre o papel das cidades e compartilhar soluções urbanas, sociais e ambientais inovadoras. O evento, que acontece no próximo dia 23, irá refletir a cidade como plataforma política, de inovação e de desenvolvimento sustentável.

O Jornal da USP no Ar 1ª Edição conversou com Tatiana Tucunduva, professora do mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da Uninove, e Jamile Sabatini Marques, diretora de Inovação e Fomento da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes). Ambas são pesquisadoras do programa USP Cidades Globais do IEA.

Tatiana explica que cerca de 85% da população brasileira mora em áreas urbanas, cada uma dessas áreas com suas características próprias. “Além de toda a diversidade territorial, as cidades têm desigualdades econômicas e espaciais”, afirma a professora. “É nesse momento que a gente entra com a proposta de um evento que vai abordar as cidades como plataforma, buscando a conectividade entre governo, cidadãos, organizações e academia.”

Sobre a cidade como plataforma, Jamile conta que “é um movimento para trazer, por exemplo, serviços com facilidade para o cidadão”. Com a disponibilização de dados pelo governo, a sociedade pode participar do desenvolvimento de aplicativos e outros serviços.

O evento é realizado em parceria com o Centro de Estudos de Direito Econômico e Social e a Câmara dos Deputados, com o objetivo de gerar ações e propor mudanças concretas.

O UrbanSus – A cidade como Plataforma Política, de Inovação e de Desenvolvimento Sustentável, que acontece no próximo dia 23, é público e gratuito. Mais informações estão disponíveis no site www.iea.usp.br/eventos/cidade-como-plataforma

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.