Especialistas usam o cinema para discutir o que a ciência sabe sobre o câncer

Evento no Youtube do CineGenoma, no dia 15 de setembro, terá como ponto de partida para debate o filme “Antes de Partir”

 13/09/2021 - Publicado há 3 anos
Filme Antes de Partir é ponto de partida para debater o que a ciência sabe sobre o câncer – Foto: Reprodução Warner Bros

.

Hoje em dia, o câncer não é mais necessariamente uma doença terminal, apesar de exigir intensos cuidados. Mas, o que é o câncer e como ele se desenvolve? O que a genética tem a ver com isso? Como as pessoas reagem ao diagnóstico e que diferentes experiências com a doença elas têm? Como os profissionais de saúde enxergam o câncer hoje em dia? Como a ciência entende o câncer, que tratamentos existem e quais estão sendo desenvolvidos? Por que não temos uma única cura?

Para responder a todas essas questões o CineGenoma, projeto do Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco da USP – conhecido como genomaUSP, convidará especialistas para participar de um evento transmitido via Youtube no dia 15 de setembro, às 20 horas.

O ponto de partida das discussões será o filme Antes de Partir (2007), protagonizado por Morgan Freeman e Jack Nicholson. A história tem como mote o câncer terminal de Carter e Edward. O mecânico Carter escreve uma lista de desejos que gostaria de realizar em vida e Edward, que é o dono do hospital, decide mover fundos para realizá-los junto ao seu colega de quarto. Eles fogem do hospital, vivem aventuras e têm conversas tocantes sobre as suas vidas.

A proposta é que o público assista ao filme antes de participar da discussão do CineGenoma, que também vai falar dos recursos usados pela obra para tocar em um tema tão delicado.

Durante o evento, o público poderá enviar perguntas aos convidados: Sérgio Rizzo, crítico e professor de cinema com mestrado e doutorado pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP; Oswaldo Keith Okamoto, geneticista do genomaUSP e vice-diretor do Instituto de Biociências (IB) da USP; Maria Del Pilar Estevez Diz, oncologista e diretora médica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), e Maria Julia Kovács, psicóloga docente sênior da USP. A mediação é de Andréa Grieco, bióloga e comunicadora de ciência do genomaUSP e do IEP – Einstein.

Para quem não puder acompanhar o evento ao vivo, a live ficará disponível no canal do Youtube do genomaUSP.

GenomaUSP

O Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco da USP é a maior instituição de atendimento a pessoas com doenças genéticas da América Latina, além de ser um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Realiza pesquisas em genética humana e médica, mantém um serviço de aconselhamento e testes genéticos para a população e desenvolve atividades ligadas à educação, à difusão do conhecimento e à transferência de tecnologia.

O projeto CineGenoma foi criado para unir informação e entretenimento para promover debates sobre a ciência na sociedade, além de fomentar o uso de filmes como material didático por professores.

CineGenoma Antes de Partir

Dia 15 de setembro, às 20 horas
Link: https://www.youtube.com/c/GenomaUSP
Redes sociais do genomaUSP
Instagram | Facebook | Youtube


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.