Terapia gênica pode aumentar a inteligência e curar o Alzheimer?

Essas e outras questões relacionadas à genética serão discutidas a partir do enredo do filme “Planeta dos Macacos” no evento on-line CineGenoma que será transmitido dia 16 de setembro, às 20 horas

 15/09/2020 - Publicado há 4 anos
Cena do filme Planeta dos Macacos: a origem – Arte sobre foto – Divulgação/20th Century Studios

.

O filme Planeta dos Macacos, criado a partir de uma série de 1963, se tornou um clássico do cinema de ficção científica que rendeu várias sequências com o enredo de um mundo onde seres humanos e macacos inteligentes se confrontam. Vários dilemas da ciência aparecem na produção, principalmente sobre manipulação genética, além de questões sociais como direitos civis e discriminação.

Em 2011, o filme Planeta dos Macacos: a origem revelou como essa história de confrontos teria começado. O químico Will Rodman desenvolve um vírus que seria capaz de curar o Alzheimer, porém o estudo dá errado e, ao inserir o ser microscópico em uma chimpanzé grávida, o filhote nasce com uma mutação gênica que o torna superinteligente. Será que a terapia gênica pode aumentar a inteligência, curar o Alzheimer e fazer indivíduos perfeitos? Para responder a essas e outras dúvidas, o grupo Genoma USP fará uma live dia 16 setembro, às 20h, no canal do grupo no Youtube, para relacionar questões gênicas com o filme dirigido por Matt Reeves juntamente com especialistas em genética e cinema.

O CineGenoma é um evento on-line e aberto ao público que tem como objetivo aliar ciência e entretenimento de maneira descontraída. Esta edição contará com a presença de Carlos Menck, geneticista e professor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, Rodrigo Mendes, mestre em Genética e Biologia Evolutiva pelo Instituto de Biologia (IB), e o especialista em comunicação e audiovisual Silvio Anaz, sob a mediação de Andréa Grieco, comunicadora de ciência e social media do Genoma USP. Além disso, os especialistas responderão perguntas feitas pelos público.

O evento, que está em sua segunda edição, é uma iniciativa do Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL) e consiste em uma mesa-redonda on-line mensal que discute as temáticas científicas bem como aspectos cinematográficos do filme. A escolha das obras cinematográficas debatidas no CineGenoma ocorre através das redes sociais do grupo. O filme não é exibido no evento, mas está disponível em plataformas de streaming para quem quiser conferir.


CineGenoma – Planeta dos Macacos: a Origem (2011)

Quando: 16 de setembro, quarta-feira, 20h
Onde: YouTube do Genoma USP
Redes sociais
Instagram: https://www.instagram.com/genoma.usp/
Facebook: https://www.facebook.com/genomaUSP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.