Formação docente interdisciplinar é tema de curso on-line grátis

Dois minicursos serão promovidos pela Cátedra de Educação Básica da USP nesta semana

 30/08/2021 - Publicado há 3 anos
Cursos da Cátedra de Educação Básica são gratuitos e destinados aos professores do ensino básico no Brasil – Foto: Agência Brasil

 

Com as mudanças ocorridas nas últimas décadas na teoria do conhecimento e na pedagogia, a formação de professores se reveste cada vez mais de um caráter interdisciplinar. Com esse pensamento em vista, a Cátedra de Educação Básica da USP promove nesta terça-feira, dia 31, às 19 horas, o curso on-line gratuito Licenciaturas Interdisciplinares: Nova Possibilidade na Formação Docente. Sob coordenação da professora Bernardete Gatti, o curso será transmitido pelo canal da cátedra no Youtube.

Há anos, o Conselho Nacional de Educação vem alertando para a necessidade dessa formação interdisciplinar, apontam os organizadores do evento, na ementa do curso. “Nesse sentido, analisar algumas propostas possíveis para isso e seus fundamentos é o objetivo deste minicurso.”

Aspectos jurídicos da educação

A Cátedra de Educação Básica vai oferecer outro curso on-line gratuito no dia 2, quinta-feira, às 19 horas. Nele, será abordado o tema Sistema Nacional da Educação e Regime de Colaboração: Aspectos Jurídicos. A coordenação é da professora Nina Ranieri e do professor Mozart Neves Ramos. O evento também será transmitido pelo canal da cátedra no Youtube.

De acordo com a ementa do curso, serão abordadas as seguintes questões: o Sistema Nacional de Educação na legislação brasileira, o artigo 214 da Constituição Federal, os sistemas de ensino e o regime de colaboração, federalismo educacional e questões federativas e projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional.

Não é necessário fazer inscrição para os cursos. A relação completa dos cursos que a Cátedra de Educação Básica da USP realizará neste semestre está disponível no site da cátedra.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.