Carro elétrico no Brasil é questão mais econômica e política do que tecnológica

Marcelo Augusto Alves argumenta que o carro elétrico não se limita à fabricação do veículo, mas envolve uma série de fatores de infraestrutura para viabilizar o projeto

 26/08/2021 - Publicado há 3 anos
Ainda que a eletrificação seja inevitável, há um mercado forte de biocombustíveis que pode ser explorado pelo Brasil – Foto: Emerson Alecrim via Flickr – CC
Logo da Rádio USP

Segundo relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a indústria da mobilidade elétrica avança na América Latina, no entanto, no Brasil, ela está estagnada. A América Latina possui uma indústria automobilística local pequena que dificulta o avanço da eletrificação da frota de carros. Tendo o fornecimento composto de importações, o mercado de carros elétricos ainda é inacessível a grande parte da população por conta do custo.

É difícil fazer essa comparação”, contou ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição o professor Marcelo Augusto Alves, do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica (Poli) da USP. Segundo ele, o comparativo entre os mercados latino-americanos é algo difícil de se realizar, pois cada um dos países que compõem o grupo possui mercados com características específicas. Enquanto mercados como o Brasil possuem um setor produtor de mobilidade abrangente, o Chile ainda depende de importações para alimentar seu mercado automotivo.

Em relação ao Brasil, o professor destaca projetos de incentivo para o desenvolvimento tecnológico na área. Projetos como o Rota 2030 buscam desenvolver a indústria local com esse intuito. “A questão do veículo elétrico, em particular no Brasil, não é só tecnológica, ela é uma questão de política econômica e industrial”, diz Alves, ressaltando outros fatores que explicam a lentidão da eletrificação da frota. Com o crescimento internacional desses produtos, é preciso que o Brasil entenda como ele iria se inserir no mercado antes de realizar a eletrificação.

“Existem outras tecnologias e seria muito interessante ver qual seria mais interessante para o Brasil”, diz o professor, ao comentar a priorização ao modal elétrico. De acordo com ele, ainda que a eletrificação seja inevitável, há um mercado forte de biocombustíveis que ainda pode ser explorado pelo Brasil. Ele ressalta, ainda  que o carro elétrico não se limita à fabricação do veículo, mas envolve uma série de fatores de infraestrutura para viabilizar o projeto. “Não é uma questão muito simples, não é tecnológica, diria que é muito mais econômica e política do que tecnológica”, conclui Alves.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.