Pesquisa do Ipea mostra queda nos investimentos em ciência e tecnologia

Segundo o colunista Glauco Arbix, as descobertas são chocantes e indicam 20 anos de retrocesso

 31/08/2021 - Publicado há 3 meses

Os resultados de uma pesquisa recente divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostram queda nos investimentos em ciência e tecnologia. “As descobertas são chocantes”, afirma o professor e colunista Glauco Arbix, “o Brasil está investindo menos do que em 2009”. Considerando as três principais fontes de recurso para a área, o investimento é compatível com o ano de 2000. 

Segundo Arbix, a queda tem implicações muito fortes. Essas fontes de recurso são utilizadas para auxiliar universidades e empresas, “exatamente aquilo que o Brasil mais precisa para elevar a produtividade da economia”. Enquanto outros países buscam incentivar o desenvolvimento científico e tecnológico, o Brasil corta investimento. “É muito desprezo pela inteligência nacional”, diz o colunista.


Observatório da Inovação
A coluna Observatório da Inovação, com o professor Glauco Arbix, vai ao ar toda segunda-feira às 10h50, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.