Reitor participa de evento internacional sobre desafios enfrentados pelas universidades no pós-pandemia

Vahan Agopyan foi um dos convidados do painel sobre o impacto da pandemia no ensino superior público

02/08/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 06/08/2021 as 18:36
Além do reitor da USP, também participaram do evento dirigentes de instituições dos Estados Unidos, México, China e África do Sul – Foto: Reprodução

O reitor da USP, Vahan Agopyan, participou, no dia 29 de julho, da Conferência Trienal da Associação Internacional de Presidentes de Universidades (IAUP, na sigla em inglês), na qual apresentou o painel intitulado O impacto da pandemia no ensino superior público.

O evento, realizado de forma on-line, entre os dias 29 e 31 de julho, teve como tema principal Inovação e Inclusão: Principais Prioridades para Universidades em um Mundo Complexo e reuniu reitores de instituições de mais de 50 países para discutir as tendências atuais e os desafios futuros enfrentados pelas universidades em um mundo pós-pandêmico.

“Como em todos os encontros que se realizam atualmente, o tema da pandemia e como as instituições estão se comportando na crise é fulcral. No evento, cujos pontos centrais de debate eram inovação e inclusão, a pandemia norteou as apresentações. Procurei destacar o impacto da crise sanitária na sociedade brasileira e o papel que as universidades públicas desempenharam para colaborar com a sociedade no enfrentamento do problema”, explicou Agopyan.

Além do reitor da USP, também participaram da plenária a presidente da Associação Americana das Faculdades e Universidades Estaduais, Mildred Garcia; o reitor da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), Enrique Graue; o reitor da Universidade de Witwatersrand (África do Sul), Zeblon Vilakazi; e o presidente do Conselho da Universidade Hunan Normal (China), Jiang Hongxin.