Congresso de Graduação da USP será on-line, entre os dias 19 e 21 de agosto

Em sua sexta edição, o evento é um fórum dedicado ao compartilhamento de experiências no ensino de graduação

03/08/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 06/08/2021 as 18:21

.

O 6º Congresso de Graduação da USP será realizado entre os dias 19 e 21 de agosto, no formato virtual. Promovido pela Pró-Reitoria de Graduação, o congresso é uma oportunidade para docentes, dirigentes, pesquisadores e estudantes discutirem a inovação no ensino de graduação e compartilharem as iniciativas criativas e as boas experiências adquiridas a partir de março de 2020.

Pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

Com o tema A USP e o desafio da reinvenção, o congresso aborda as profundas transformações que ocorreram no contexto da pandemia da covid-19 e a necessidade de manter a qualidade da formação dos estudantes de graduação.

“A pandemia mostrou a importância do aprimoramento pedagógico de nossos docentes, não só para atender ao ensino não presencial, mas para toda uma reflexão sobre os objetivos do ensino, formação atitudinal e ética, planejamento, metodologias, recursos e infraestrutura, avaliação e concepções curriculares, que certamente trarão reflexos positivos na retomada do ensino presencial. De igual modo, os estudantes tiveram que organizar novas rotinas de estudo e buscar formas de visualizar as aulas e materiais disponibilizados no ambiente virtual. Ou seja, a USP se reinventou”, afirmou o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.

Além de serem discutidas na programação do congresso, as boas iniciativas no ensino de graduação também estarão representadas na sessão de pôsteres. Nesta edição, além dos temas tradicionais, os pôsteres abordarão os temas: Ensino de graduação no contexto da pandemia da covid-19; Programa Aprender na Comunidade; e os Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação – CAEG.

Foto: Marcos Santos / USP Imagens

“Tivemos a submissão de mais de 630 pôsteres, que já estão em fase de avaliação pelo comitê científico. A versão on-line deste congresso permitirá uma elevada participação de congressistas, com uma audiência diversa e representativa de todos os campi, independentemente de distâncias. A USP é quem sediará o evento, para todos seus docentes e seus dirigentes. Será um momento ímpar para congregar experiências sobre temas voltados ao desenvolvimento e ao aprendizado de nossos estudantes para estes novos tempos”, explica a pró-reitora adjunta, Maria Vitória Badra Bentley.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 13 de agosto, na página do Congresso.

Congresso de Graduação

Idealizado como um espaço para permitir a integração de docentes e o compartilhamento de práticas de ensino e experiências pedagógicas para valorizar e modernizar o ensino, o Congresso de Graduação aconteceu pela primeira vez entre os dias 25 e 27 de maio de 2015, no Centro de Convenções Rebouças, e reuniu mais de mil participantes. Desde então, o congresso passou a ser realizado anualmente e se consolidou como um grande fórum de discussão que atrai cada vez mais participantes.

“Neste congresso, além da troca de experiências, a Pró-Reitoria de Graduação apresentará as ações desenvolvidas em prol da readequação curricular, da relação com a sociedade, do acolhimento e sustentabilidade estudantil, entre outras iniciativas. O vice-reitor Antonio Carlos Hernandes também apresentará o resultado exitoso da política de inclusão social em nossa Universidade”, revelou Baracat.

A sexta edição do evento estava originalmente programada para acontecer em 2020, mas foi adiada por causa da pandemia da covid-19.