Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento cria programa de pós-doutoramento para pesquisadoras negras

Iniciativa, que é inédita na Universidade, tem como objetivo contribuir para a diversificação racial e de gênero do contingente de pós-doutores

 Publicado: 05/08/2022  Atualizado: 09/08/2022 as 10:33
Por

O Conselho da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) aprovou, no dia 4 de agosto, um programa de pós-doutoramento voltado para pesquisadoras negras brasileiras em todas as áreas do conhecimento.

A iniciativa, que é pioneira na Universidade, tem como objetivo contribuir para a diversificação racial e de gênero do contingente de pós-doutores, aumentando, assim, as chances de diversidade entre os postulantes a vagas docentes em universidades brasileiras, particularmente na USP.

Ana Lúcia Duarte Lanna – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O projeto terá duração inicial de três anos e concederá três bolsas anuais, com valor de R$ 8.479,20 mensais, com possibilidade de prorrogação por mais 12 meses.

A seleção das bolsistas será feita por mérito acadêmico, a partir da avaliação do plano de trabalho, avaliação curricular e experiência na área escolhida para desenvolvimento do projeto.

Serão escolhidos projetos que visem à ampliação e à ressignificação de abordagens, relacionadas a diversas áreas do conhecimento, que incorporem questões construídas a partir de análises interseccionais, privilegiando as temáticas étnico-raciais.

“Este é um importante projeto que marca a atuação acadêmica da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento. Iniciativas como esta representam uma diretriz importante da gestão, de trabalho de forma articulada e com perspectiva transversal com as demais Pró-Reitorias”, considerou a pró-reitora de Inclusão e Pertencimento, Ana Lúcia Duarte Lanna.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.