Livro da Fuvest, “Alguma Poesia”, de Drummond, é tema de vídeo

Em produção da TV USP, professora da USP comenta obra clássica do Modernismo brasileiro

 22/07/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 26/07/2021 as 13:20
O poeta Carlos Drummond de Andrade – Foto: reprodução – Fotomontagem / Jornal da USP

“Se a gente quiser conhecer a vida brasileira dos anos 30 até os anos 50, Drummond é fundamental”, afirma a professora Ivone Daré Rabello, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, num vídeo da TV USP sobre o livro Alguma Poesia, de Carlos Drummond de Andrade, obra de leitura indicada para o vestibular da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), que seleciona os candidatos a ingressar nos cursos da USP.

+ Mais

Em “Alguma Poesia”, sujeito poético é chave para observar o Brasil

Alguma Poesia é um livro importantíssimo na tradição modernista porque ele já é uma herança da tradição modernista”, comenta Ivone no vídeo. “O modernismo que Alguma Poesia representa é um momento decisivo da nossa literatura, na medida em que questões particulares e locais, como a vida da província, a vida da metrópole, os costumes burgueses, o nosso atraso, nosso desejo de imitar a Europa e nosso particularismo se afirmam com sinal positivo.” Com reportagem de Luiz Prado, o vídeo tem edição assinada por Malu Ferreira e Thales Figueiredo.

Assista no link abaixo ao vídeo da TV USP sobre o livro Alguma Poesia, de Carlos Drummond de Andrade.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.