Encontro aborda papel das universidades na sociedade e mudanças catalisadas pela pandemia

O Latin America Universities Summit 2021 debaterá temas como a importância dos rankings, função do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho e mudanças ocasionadas pela pandemia do coronavírus

 12/07/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 13/07/2021 as 22:17

 

A USP terá a oportunidade de enfatizar a contribuição científica que prestou à sociedade, com projetos, pesquisas, soluções e serviços essenciais no combate à pandemia, como a criação de leitos de hospital – Ilustração timeshighered-events.com/
Logo da Rádio USP

A Universidade de São Paulo  e a consultoria britânica Times Higher Education promovem, nos dias 13 e 14 de julho, o THE – Latin America Universities Summit 2021. O evento tem como objetivo discutir o papel da universidade para o bem-estar da sociedade, como se aproximar dela e as lições aprendidas com a pandemia do coronavírus. A reunião será voltada para a América Latina. “Vamos falar do impacto econômico, do futuro da internacionalização, se a mobilidade continua sendo bem restrita; em suma, a pandemia acaba sendo o grande foco desse encontro”, afirma o reitor da USP, Vahan Agopyan, ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição

+ Mais

Qual o papel das universidades para o progresso da América Latina?

Durante o evento, a USP terá a oportunidade de enfatizar a contribuição científica que prestou à sociedade, com projetos, pesquisas, soluções e serviços essenciais no combate à pandemia. “O sequenciamento genético que nós fizemos aqui em São Paulo em 24 horas é fundamental para poder entender a doença [da covid-19], a própria preparação do vírus para pesquisa que nós desenvolvemos também e equipamentos; […] no caso particular da USP, no ano passado, nossa produção científica aumentou, foi o ano em que nós mais tivemos produção científica”, afirma Agopyan.

O evento abordará, também, a importância dos rankings para as universidades, a função do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida), criado em 2018, e o lançamento do relatório Unesco sobre as mudanças do ensino superior na América Latina em decorrência da pandemia.

Para encerrar o evento, a pauta sobre mudanças e desafios em uma sociedade será debatida. O reitor ressalta que as mudanças foram substanciais e que “nós não vamos voltar a atuar como em 2019; 2022 vai ser bem diferente para as universidade e para a sociedade”. Para ele, a pandemia foi um “catalisador” das mudanças nas universidades.

Para mais informações sobre o evento, acesse o site do THE – Latin America Universities Summit 2021. 


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.