Mostra de fotos destaca mulheres negras da cidade de Salto

Museu Republicano Convenção de Itu da USP expõe 20 imagens da fotógrafa Pola Fernandez

28/09/2016 - Publicado há 8 anos

.
O Museu Republicano Convenção de Itu (MRCI) da USP apresenta, até 30 de dezembro, a exposição Fios do Passado, resultado de uma experiência estética e histórica desenvolvida pela fotógrafa Pola Fernandez com o Grupo de Mulheres Negras Saltenses Nyota.

São 20 fotografias impressas em tecido e bordadas com fios e adereços, bem como um painel artístico retratando um navio negreiro, em que são fixados trechos bordados das poesias de Castro Alves. Acompanha a exposição o documentário Mulheres Bordadas – Fios do Passado, sob direção da cineasta Lilian Solá Santiago, que aborda aspectos da história e da subjetividade das mulheres negras na cidade paulista de Salto.

A exposição apresenta telas realizadas com técnica mista de fotografia, bordado e colagem. Primeiro, as integrantes do Nyota foram fotografadas por Pola. A partir da impressão em tecido, elas participaram de oficinas de bordado e colagem sobre as fotos, compartilhando memórias, conhecimentos e afetos. Todo o processo foi registrado em audiovisual por Lilian Santiago, que com esse material produziu o documentário Mulheres Bordadas – Fios do Passado.

Pola Fernandez nasceu em 1958 em Santiago do Chile. Formada em Pedagogia pela Universidade do Chile e em Fotografia pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), em Itu (SP), especializou-se em Artes Visuais, Multimeios e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É uma artista visual que utiliza a fotografia como forma de expressão.

A abertura da mostra, no dia 24 de setembro, contou com a participação do Coral Vozes Afro de Salto e a leitura pública de poemas feitos por alunos da cidade de Itu.

A exposição Fios do Passado fica em cartaz até 30 de dezembro, de terça a domingo, das 10 às 17 horas, no Museu Republicano Convenção de Itu (Rua Barão de Itaim, 67, centro, Itu). Entrada grátis. Mais informações podem ser obtidas no Serviço Educativo do MRCI pelo telefone (11) 4023-2525, ramal 3.