Observatório da USP transmite ao vivo imagens da superlua

Fenômeno ocorre quando a Lua entra na fase cheia e se encontra mais próxima da Terra; evento terá comentários de especialistas e será transmitido às 19h30

 23/06/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 25/06/2021 as 13:02
Foto: Reprodução/CDCC

.
Nesta quinta, dia 24 de junho, a partir das 19h30, o Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos realizará a transmissão ao vivo de imagens da Lua para marcar a chamada Lua Cheia próxima do perigeu, conhecida popularmente como “superlua”.

Este tipo de Lua Cheia ocorre quando a Lua entra na fase cheia e, ao mesmo tempo, se encontra próxima ao ponto de sua órbita que a coloca mais próxima da Terra, ponto este chamado de perigeu. Como nessa situação ela fica apenas cerca de 6% maior em relação a uma Lua Cheia comum, o termo “superlua”, usado nessas ocasiões, pode ser enganador. Mas sendo “super” ou não, a experiência da observação da Lua, especialmente através do telescópio, é empolgante e merece ser vivenciada sempre que possível.

A transmissão, que poderá ser acompanhada acessando a página do Observatório no Facebook, ocorrerá a partir das 19h30 e mostrará imagens transmitidas com o uso de câmera planetária acoplada a um telescópio. Além disso, membros da equipe do Observatório farão comentários sobre as imagens transmitidas, além de uma miniapresentação sobre o Solstício de Verão, que ocorreu na segunda, dia 21 de junho.

A transmissão das imagens da Lua depende de condições meteorológicas favoráveis e, em caso de mau tempo, os organizadores realizam a live sem as imagens telescópicas obtidas ao vivo.

Para acompanhar a transmissão acesse a página do Observatório no Facebook: www.facebook.com/cdcccda

Para mais informações sobre o fenômeno, acesse o site do CDCC: www.cdcc.usp.br

.

Texto adaptado da Assessoria de Comunicação do Campus São Carlos

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.