Reitor participa de colóquio internacional para discutir a influência das universidades

Vahan Agopyan foi um dos 20 representantes das melhores universidades de pesquisa do mundo convidados para participar do “Glion Colloquium”

23/06/2021 - Publicado há 3 anos
A reitora da Humboldt Universität de Berlim, Sabine Kunst, foi a moderadora da sessão que discutiu o papel das universidades como fontes confiáveis de propostas de políticas públicas – Foto: Bruno Costa

.

O reitor Vahan Agopyan foi um dos 20 reitores convidados para participar do 13º Glion Colloquium, que aconteceu entre os dias 16 e 20 de junho e teve como tema as Universidades como quinta potência? Oportunidades, riscos e estratégias.

“A pandemia tem sido uma oportunidade para as universidades provarem que podem contribuir para a solução dos problemas da sociedade. Temos feito grandes esforços para minimizar os efeitos da pandemia e, com isso, aumentamos nossa legitimidade, nos tornamos uma parte mais integrada da sociedade”, afirmou Agopyan.

O reitor também explicou que, sendo uma universidade pública de um país em desenvolvimento, a USP incentiva a inclusão social e investe grande parte de seu orçamento em políticas de permanência estudantil. “As universidades têm de melhorar sua compreensão dos problemas sociais e fazer mudanças estruturais para se adaptar à nova realidade. Essa é a nossa grande responsabilidade. A pandemia expôs a grande desigualdade social que existe em nossa sociedade e as universidades podem contribuir muito propondo políticas públicas inovadoras e sendo uma fonte de conhecimento e informação confiável”, explicou.

Agopyan também propôs a criação de um grande Centro de Políticas Públicas, que reunisse pesquisas de excelência e pudesse oferecer propostas inovadoras em diferentes áreas.

Glion Colloquium

O Glion Colloquium é um fórum de universidades de pesquisa criado para debater sobre o papel que as universidades devem desempenhar em um mundo em constante mudança, como elas podem enfrentar seus principais desafios e aproveitar as oportunidades disponíveis.

A cada dois anos, o Glion Colloquium promove um encontro na cidade de Glion (Suíça), em que convida 20 reitores das melhores universidades de pesquisa do mundo para discutir temas como os desafios do novo milênio, a governança das universidades, a natureza cada vez mais interdisciplinar do ensino e da pesquisa, a globalização do ensino superior, a relação entre as universidades e a indústria, o papel da pesquisa universitária em impulsionar a inovação e as formas de enfrentar os desafios da sustentabilidade global.

Nos últimos 21 anos, quase 300 representantes de ensino superior, empresas e agências governamentais participaram do colóquio. O resultado das discussões e os artigos apresentados são publicados posteriormente em uma série de livros, disponíveis na página do Glion Colloquium.

.