A trajetória do U2 do rock ao pop

A chegada dos anos 2000 e a força de outros gêneros musicais abalaram a fama do grupo

 16/05/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 24/05/2021 as 15:16

A comemoração de dois anos do História do Rock  continua e Mario De Vivo fala sobre a trajetória do grupo musical U2 a partir da década de 1990 até o século atual. Nessa época, a glória do rock já não era mais a mesma e o rock grunge dos EUA e o pop rock inglês estavam em ascensão.

Com essas mudanças a banda se reinventou seguindo a tendência do pop inglês; foram oito álbuns lançados de lá para cá apesar de ter iniciado a década com o álbum Achtung Baby, que tem resquícios do estilo tradicional do grupo, onde a música One é um bom exemplo. Já o final da década foi diferente, segundo De Vivo, basta ouvir a música Discoteque, do álbum de 1997 Pop, para ver que a diferença de estilos é imensa. 

Os anos 2000 começam com o álbum All that you can’t leave behind, com a fantástica música Beautiful Day. Com a chegada do novo século os outros gêneros musicais começam a ter força e os álbuns lançados em 2009, 2014 e 2017 acabaram tendo sucesso mais entre os fãs. “Apesar de os gostos musicais terem se alterado no novo século, o U2 continua lotando estádios com dezenas de fãs.”

De Vivo encerra o programa História Rock desta semana com a sequência de músicas Magnificent e California, dos álbuns de 2009 e 2014. Mas as comemorações ainda não acabaram e os próximos programas vão trazer muito mais sobre o rock.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.