Desmatamento e fenômeno La Niña põem em risco abastecimento hídrico e elétrico no País

Conforme Pedro Luiz Côrtes, se a quantidade de chuvas continuar ínfima, o abastecimento hídrico no País corre risco, prejudicando a produção elétrica, industrial e de serviços

 14/05/2021 - Publicado há 3 anos

 

 

A redução de chuvas tem prejudicado o abastecimento do sistema Cantareira, do sistema do Alto Tietê e Guarapiranga – Foto: Wikimedia Commons

As mudanças climáticas causadas pelo desmatamento e o fenômeno La Niña estão impactando diretamente as chuvas no Brasil. E, conforme especialista, o prognóstico não é bom: se a quantidade de chuvas continuar ínfima, o abastecimento hídrico no País corre risco, prejudicando a produção elétrica, industrial e de serviços.

Neste episódio de O Ambiente é Nosso Meio, Pedro Luiz Côrtes, docente da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, explica que atualmente vivemos duas importantes situações climáticas: a primeira é a redução de umidade transportada pela zona de convergência do atlântico sul, os rios voadores, por conta do desmatamento. O resultado é o nível baixo de reservatórios importantes, como Furnas, que está com 38% da capacidade, Serra da Mesa, com 36%, Embarcação, com 22%, Nova Ponte, com 16% e Itumbiara, com 27%. “São reservatórios muito importantes para o sistema nacional, que estão com os níveis muito baixos. Essa é uma situação que vem perdurando ao longo dos últimos dez anos em consequência do desmatamento”, disse.

Outro fator é o La Ninã, responsável por reduzir a temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico, Tropical Central e Oriental. A instalação do fenômeno no ano passado, que durou até o fim de abril de 2021, causou estiagem na Região Sul, repercutindo inclusive em parte do Estado de São Paulo. Na Região Norte, proporcionou grandes quantidades de chuvas, causando inundações em Manaus. Devido à instabilidade climática no País, o uso de termelétricas aumentou e levou ao acréscimo dos custos de produção de energia. 

Segundo o professor, a questão climática é somada a problemas estruturais do Brasil. Mesmo se o País não vivesse a crise da pandemia, o suprimento de energia elétrica não seria capaz de atender toda a demanda. “Se não houver uma atenção  especial quanto ao abastecimento de energia elétrica,  nós podemos ter apagões em áreas específicas, comprometendo a retomada. Isso já deveria ter entrado no radar do governo federal”, informa Côrtes. O prognóstico da situação não é favorável. A redução de chuvas tem prejudicado o abastecimento do sistema Cantareira, do sistema do Alto Tietê também e Guarapiranga. Quando o período de chuvas retornar, provavelmente ocorrerá a volta do La Niña, levando a estiagem do Sul para o Sudeste. “Infelizmente, é possível que tenhamos condições satisfatórias de recarga só a partir do segundo semestre do próximo ano”, alerta o especialista.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.