Ferramenta para segmentação de imagens é primeiro lugar no Prêmio Tese Destaque USP

Personalização artística de fotografias, identificação de indivíduos e a análise de imagens médicas estão entre os potenciais usos da tecnologia

20/09/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 24/04/2018 as 11:43
Luis Gustavo Nonato (à esquerda) orientou Wallace Casaca no trabalho - Foto: Denise Casatti
Luis Gustavo Nonato (à esquerda) orientou Wallace Casaca no trabalho – Foto: Denise Casatti

Uma ferramenta inovadora para facilitar a vida de quem precisa segmentar uma imagem e que pode contribuir para aprimorar a personalização artística de fotografias, a identificação de indivíduos e a análise de imagens médicas. Essa solução foi proposta na tese de doutorado de Wallace Casaca, que conquistou o primeiro lugar no Prêmio Tese Destaque USP de 2016, na categoria Ciências Exatas e da Terra.

Defendida no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, em dezembro de 2014, a tese Graph Laplacian for Spectral Clustering and Seeded Image Segmentation já foi reconhecida em outras quatro ocasiões: venceu o prêmio da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) Odelar Leite Linhares; obteve o primeiro lugar no Concurso Latino-Americano de Teses de Doutorado da 41ª edição da Conferência Latino-Americana em Informática (Clei 2015); recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Teses e foi reconhecida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) no 28º Concurso de Teses e Dissertações do 35º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, em 2015.

No doutorado, Casaca foi orientado pelo professor Luis Gustavo Nonato, professor do ICMC e pesquisador do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (Cemeai). Durante a pesquisa, Casaca obteve uma Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior da Fapesp e conseguiu permanecer o ano de 2013 na Universidade Brown, onde trabalhou com o professor Gabriel Taubin: “Conseguimos inovar ao criar uma ferramenta prática e fácil de manusear e implementar” (assista ao vídeo).

Sobre o Prêmio da USP

O Prêmio Tese Destaque USP é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP e tem como objetivo dar destaque às teses defendidas nos programas de pós-graduação da Universidade, nas grandes áreas de conhecimento, de forma a estimular a constante busca pela excelência na pesquisa. O prêmio deste ano contemplou 25 doutores em nove áreas do conhecimento.

“A categoria que vencemos contempla as demais áreas científicas bastante competitivas como física, astronomia, meteorologia, química e geociências, além de matemática e computação”, observou Casaca, que hoje é docente da Unesp, no campus de Rosana. O evento de premiação acontecerá no dia 28 de setembro, às 14 horas, durante a reunião do Conselho Universitário (CO), na Cidade Universitária, em São Paulo.

O autor da Tese Destaque USP receberá um prêmio no valor de R$ 10 mil. Já o orientador, R$ 5 mil, na forma de auxílio financeiro para custear despesas relacionadas a eventos, como inscrição, passagens aéreas, hospedagem, alimentação e locomoção. Os recursos para a premiação são provenientes de Convênio USP/Santander.

Da Assessoria de Comunicação do ICMC

Mais informações: email comunica@icmc.usp.br