Riqueza de imagens do do Museu de Anatomia Veterinária entra na Wikipédia

21/09/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 24/04/2018 as 13:48
Museu de Anatomia Veterinária da FMVZ-USP (MAV) passou a fazer parte da Wikipedia - Foto: MAV via Wikipedia
Ação do Museu está sintonizada com conceitos de cultura científica e rede mundial de colaboração – Foto: MAV

Em agosto de 2016, o Museu de Anatomia Veterinária (MAV) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP passou a fazer parte da Wikipedia, um dos dez sites mais acessados do mundo. É o resultado da parceria com o Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat), ações em rede entre pesquisadores do Instituto de Biociências (IB) e do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP.

O intuito é relicenciar e publicar as imagens e dados produzidos a partir do acervo do museu no repositório Wikimedia Commons. São centenas de fotos de modelos anatômicos, esqueletos e animais preservados, de grande valor científico, pedagógico e artístico.

Inicialmente foram disponibilizadas quatro imagens fornecidas pelo MAV. Estas já ilustram artigos de anatomia de animais em diversas línguas, atingindo um universo de milhares de usuários por dia. As fotografias depositadas são de autoria de Wagner Souza e Silva, disponíveis em grande formato, em altíssima qualidade e pertencem ao MAV. Algumas delas já foram premiadas pela comunidade mundial Wikipedia que as considerou de grande contribuição para a divulgação científica. Os textos estão sendo elaborados pela equipe do museu, que passou a ter um bolsista do NeuroMat especialmente para dar suporte à organização dessas informações.

Segundo Mauricio Candido da Silva, chefe técnico do MAV, “hoje, ao digitar a palavra ‘avestruz’ no Google ou bos taurus, a primeira referência que aparece é a da Wikipedia. Ao entrar nesse site você encontra nossas imagens e referência. As 34 imagens depositadas até o momento já foram acessadas por mais de 500 mil pessoas em todo o mundo”, destaca ele. Silva explica que “a partir da promoção das ideias de ‘cultura científica’ e da rede mundial de colaboração, todas as imagens e informações estão disponibilizadas gratuitamente”.

A meta “é depositar cerca de 500 imagens até o início de 2017. Os resultados vêm surpreendendo a todos, com múltiplas conquistas, demonstrando que a rede de colaboração é um excelente caminho para a extensão universitária”, conclui.

Esqueleto de cabra - Foto: MAV
Esqueleto de cabra – Foto: MAV
Língua de cabra - Foto: MAV
Língua de cabra – Foto: MAV
Modelo didático bovino - Foto: MAV
Modelo didático bovino – Foto: MAV

Confira a página do MAV na Wikipedia aqui.