Bolsonaro e Biden: dois contrastes na reunião do clima

Ao comparar o governo de Joe Biden ao de Jair Bolsonaro, Alberto do Amaral diz que um “bom governo é comprometido com a transparência, com a responsabilidade, com a participação e a existência de compromissos sérios com o desenvolvimento sustentável”

 27/04/2021 - Publicado há 3 anos
Por

Logo da Rádio USP

Jair Bolsonaro e Joe Biden são dois presidentes com muitos contrastes. A reunião do clima, que ocorreu em Washington, foi o grande evento da última semana, reunindo 40 países. Nesta coluna, Alberto do Amaral fala sobre as diferenças entre ambos os presidentes. Apesar de ser parlamentar há 28 anos, Jair Bolsonaro teve uma carreira insignificante, ao contrário de Joe Biden, que foi político pela vida toda, atuando brilhantemente na relações exteriores, isso sem falar do cargo executivo na vice-presidência.

Desde o período de campanha, Biden sempre uniu a sociedade norte-americana, mostrando-se contrário à ideia de polarização. Em contrapartida, Jair Bolsonaro agiu exatamente ao contrário e, durante a campanha, em 2018, estimulou a polarização, e mantém isso também durante o governo. Segundo o professor Alberto do Amaral, Bolsonaro “faz críticas sistemáticas a seus inimigos. Ele não considera seus opositores como legítimos, mas como inimigos”.

No campo da economia, Joe Biden estabeleceu um programa para reativar a economia norte-americana, combater a mudança climática e para possibilitar uma liderança tecnológica dos EUA no mundo. Já a atuação do governo Bolsonaro na área da economia tem sido medíocre e suas metas de governo não foram cumpridas. Isso sem falar de áreas como a pandemia e a vacinação. Enquanto os EUA lutam pela vacinação de toda a população, Bolsonaro continua com o negacionismo. No discurso na Cúpula do Clima, Bolsonaro fez um discurso como 17º chefe de Estado depois da Argentina e, exatamente no dia seguinte, ele cortou verbas dos Ministérios da Saúde, da Ciência e Tecnologia e da Educação. Enfim, um “bom governo é comprometido com a transparência, com a responsabilidade, com a participação e a existência de compromissos sérios com o desenvolvimento sustentável”.


Um Olhar sobre o Mundo
A coluna Um Olhar sobre o Mundo, com o professor Alberto Amaral, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.