Pasusp dará bônus de até 20% no Vestibular para alunos oriundos de escolas públicas

Programa é voltado a alunos que estão cursando o segundo ou terceiro ano do ensino médio em escolas públicas e que também tenham cursado integralmente o ensino fundamental em instituições públicas.

01/07/2014 - Publicado há 10 anos

A Pró-Reitoria de Graduação estabeleceu as normas para os candidatos interessados em se inscrever no Programa de Avaliação Seriada (Pasusp), voltado aos alunos que estão cursando o segundo ou terceiro ano do ensino médio em escolas públicas e que também tenham cursado integralmente o ensino fundamental em instituições públicas brasileiras. O Pasusp é uma das ações que compõem o Programa de Inclusão Social da Universidade (Inclusp).

Neste ano, o Conselho de Graduação aprovou mudanças no sistema de bonificação do Inclusp. A partir do próximo vestibular, o candidato de escola pública receberá a porcentagem total da bonificação, que varia de acordo com o grupo em que o candidato se inserir. O mínimo de acertos na prova continuará o mesmo: 27 questões. A nota de corte será calculada a partir das notas obtidas já com a bonificação.

Os alunos que cursaram integralmente o ensino fundamental e o primeiro e segundo ano do ensino médio em escolas públicas e ainda estejam cursando, em 2014, o terceiro ano do ensino médio em escolas públicas receberão bônus de 15%. Haverá um bônus adicional de até 5% para aqueles que tenham participado do Pasusp em 2013, de acordo com o desempenho na prova da primeira fase do Vestibular.

Para aqueles que cursaram integralmente o ensino fundamental e o primeiro ano do ensino médio em escolas públicas e estão cursando, em 2014, o segundo ano do ensino médio em escolas públicas, o bônus será de 5%.

Os bônus do Pasusp incidirão sobre a nota da primeira fase e a nota final do Vestibular Fuvest 2015.

Outra mudança na edição deste ano do Programa é que não haverá isenção automática da taxa do Vestibular para os inscritos no Pasusp. Os candidatos que necessitarem de redução ou isenção da taxa do Vestibular deverão fazer sua solicitação até o dia 11 de agosto, no site da Fuvest, onde estão disponíveis todas as informações e critérios necessários para o processo. A seleção será feita pela Superintendência de Assistência Social da Universidade.

Os interessados deverão realizar sua inscrição para o Vestibular, no período de 22 de agosto a 8 de setembro. No ato da inscrição, o candidato deverá declarar que cursou o ensino fundamental em escolas públicas; declarar que cursou, até o momento ou integralmente, todo o ensino médio em escolas públicas; manifestar opção pelo Inclusp; e confirmar o ano previsto de conclusão do ensino médio.

Os documentos exigidos para a inscrição no Vestibular são o documento de identidade e CPF.

Inclusão social

Em 2014, o número de ingressantes de escolas públicas aprovados no Vestibular (32,3%) foi o maior registrado na Universidade, desde a criação do Programa de Inclusão Social (Inclusp), em 2006. Desses, 30,3% são alunos que se declararam pretos, pardos e indígenas (PPI). No total de ingressantes na Universidade, o número de PPI também cresceu, passando de 13,9%, em 2013, para 17,2% neste ano.

Na Faculdade de Medicina, por exemplo, 41,2% dos aprovados são oriundos de escolas públicas e, desses 26,2%, são PPI. Na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, a porcentagem de alunos de escolas públicas foi 37,6% e, de PPI, 36,7%.

Dentro do Inclusp, também são oferecidos bônus a alunos que cursaram ou estejam cursando o ensino médio em escolas públicas, além de candidatos que se declararem pretos, pardos e indígenas, que cursaram ensino fundamental na rede pública e tenham cursado ou estejam cursando, integralmente, o ensino médio em escola pública. Confira, a seguir, os grupos de beneficiados pelos bônus do programa.

[table id=40 /]