Termina no dia 11 o prazo para pedido de isenção da taxa do vestibular

Neste ano, não haverá a isenção automática para candidatos Pasusp, que deverão solicitá-la, no site da Fuvest. Processo é conduzido pela Superintendência de Assistência Social.

30/07/2014 - Publicado há 10 anos

A solicitação deve ser feita no site da Fuvest. Candidatos do Pasusp também devem realizar o pedido de isenção

Os candidatos ao vestibular da Fuvest 2015, cuja renda familiar é inferior a R$ 1.086,00 por pessoa, podem solicitar a isenção da taxa de inscrição, que, neste ano, é de R$ 145,00. Para ter um desconto de 50% do valor da taxa, a renda per capita do domicílio deve se situar entre R$ 1.086,01 e R$ 2.027,00. Para ter direito à redução de 50% do valor da taxa de inscrição, de que trata a Lei Estadual 12.782, de 20.12.2007, foi definido que o requerente deve ter renda individual de, no máximo, R$ 1.448,00.

Nesse ano, não haverá isenção automática da taxa do vestibular para os inscritos no Programa de Avaliação Seriada (Pasusp), que deverão fazer a solicitação normalmente, até 11 de agosto

O processo é conduzido pela Superintendência de Assistência Social (SAS), que manterá, até 10 de agosto, o e-mail isentos@usp.br para esclarecer as dúvidas a respeito do processo.

A partir do dia 22 de agosto, será disponibilizada no site da Fuvest a consulta individual ao resultado da solicitação. A Fuvest alerta que deferimento da solicitação de isenção ou redução de taxa pela SAS não significa que o interessado está inscrito para o vestibular. Portanto, os beneficiados deverão proceder à sua inscrição para o vestibular da Fuvest 2015, no período de 22 de agosto a 8 de setembro, no site indicado pela Fuvest.

Candidatos do Pasusp

Uma mudança importante no vestibular deste ano é que não haverá isenção automática da taxa do vestibular para os inscritos no Programa de Avaliação Seriada (Pasusp), uma das ações que compõem o Programa de Inclusão Social da Universidade (Inclusp). O candidato que necessitar de redução ou isenção da taxa do Vestibular deverá fazer sua solicitação normalmente, até o dia 11 de agosto.

Depois, o interessado deverá realizar sua inscrição para o vestibular, no período de 22 de agosto a 8 de setembro e, no ato da inscrição, declarar que cursou o Ensino Fundamental em escolas públicas; declarar que cursou, até o momento ou integralmente, todo o Ensino Médio em escolas públicas; manifestar opção pelo Inclusp; e confirmar o ano previsto de conclusão do ensino médio.

O percentual da bonificação também foi alterado para o vestibular desse ano. Os alunos que cursaram integralmente o Ensino Fundamental e o primeiro e segundo ano do Ensino Médio em escolas públicas e ainda estejam cursando, em 2014, o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas receberão bônus de 15%. Haverá um bônus adicional de até 5% para aqueles que tenham participado do Pasusp em 2013, de acordo com o desempenho na prova da primeira fase do Vestibular.

Para aqueles que cursaram integralmente o ensino fundamental e o primeiro ano do Ensino Médio em escolas públicas e estão cursando, em 2014, o segundo ano do Ensino Médio em escolas públicas, o bônus será de 5%. Os bônus do Pasusp incidirão sobre a nota da primeira fase e a nota final do Vestibular Fuvest 2015. Clique aqui para acessar um resumo do sistema de bonificação.

Para mais informações, consulte o site da Fuvest.

(Foto: Marcos Santos)