Uso de máscaras e álcool em gel deve ser redobrado no transporte público

Sérgio Timerman diz que as máscaras não podem ter válvulas para evitar a liberação de partículas e recomenda o uso de máscaras de pano com tripla proteção em cima da cirúrgica

 19/04/2021 - Publicado há 3 anos
Logo da Rádio USP
Pedestres usam máscaras na Av. Paulista, buscando proteção contra o novo coronavírus – Foto: Guilherme Gandolfi/Fotos Públicas

Para prevenir a covid-19 são necessários cuidados específicos. Neste momento de agravamento da pandemia, enquanto aguardamos a vacinação, é importante frisar a necessidade de algumas medidas para quem faz uso do transporte público. Sérgio Timerman, médico do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e coordenador do projeto Chancela InCor, um protocolo para retomada de atividades de empresa durante a pandemia, comenta o tópico, em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição.

Desde o início da pandemia, já se comentava sobre a importância do uso da máscara. “A N95 é a utilizada pelos profissionais de saúde, existem algumas pesquisas que dizem que ela seria a ideal, caso você não consiga fazer o distanciamento. Também a PFF2, muito parecida com a N95, é considerada como um EPI e pode ser utilizada. As máscaras cirúrgicas ajudam a filtrar e evitar os aerossóis, mas em transporte público recomendamos que se coloque a máscara de pano com tripla proteção em cima da cirúrgica. Outro ponto importante é que as máscaras não podem ter válvulas para evitar liberação de partículas. As máscaras de tricô também não são aconselhadas. Uma coisa muito importante é que a máscara faça uma perfeita vedação, que cubra bem o nariz e o rosto”, afirma Timerman.

O médico também lembra da importância de lavar as mãos e utilizar o álcool em gel quando não for possível. É importante também que se preste bastante atenção para não levar as mãos aos olhos e à boca, evitar atender e fazer ligações. Além disso, outro ponto crucial é manter todos os ambientes arejados para evitar que o ar fique parado e aumente a transmissão.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.