Impacto na economia no segundo ano de pandemia será ainda pior, afirma Simão Silber

Para o professor, a negligência com que o governo brasileiro vem enfrentando a crise é a principal responsável pela situação

12/03/2021 - Publicado há 3 anos
O impacto na economia no segundo ano será diferenciado para pior, no Brasil, diz Simão Silber – Arte: Luana Franzão

Neste mês de março, completou-se um ano da pandemia do coronavírus. A crise sanitária, ao contrário do esperado, regrediu. Tratando de economia, então, será que o impacto pode ser ainda maior neste segundo ano? Em entrevista ao Jornal da USP no Ar Primeira Edição, o professor Simão Silber, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, discute o tópico.

Segundo o professor, “o impacto na economia no segundo ano será diferenciado para pior, no Brasil”. A negligência com que o governo brasileiro vem enfrentando a crise é a principal responsável por isso tudo. Ele menciona um estudo, realizado por técnicos do mundo todo em uma universidade chinesa, que apontou que a mobilidade e a conectividade das diferentes atividades foram afetadas.

Silber destaca o “negacionismo brutal da ciência”, que atrapalha o processo de vacinação e contribui para o aumento no número de casos, contando com o surgimento de novas cepas. Todos esses fatores prejudicam muito a estabilidade brasileira.  “Nós estamos em uma situação, no Brasil, praticamente de párias no mundo”, afirma.

“Nós vivemos três problemas. Nós temos um problema sanitário, muito mal encaminhado; temos o problema econômico, consequência do mau encaminhamento da crise sanitária; tem um problema social dramático. O Brasil já era desigual e ficou ainda mais. Todos aqueles que estavam no setor informal estão em uma situação absolutamente precária”, lembra.

Jornal da USP no Ar