Cursinho popular prepara para vestibular e vestibulinho com aulas on-line

Instituição mantida por alunos da USP em Lorena tem inscrições abertas para estudantes de todo o Brasil que pretendem ingressar no ensino superior e técnico

23/02/2021 - Publicado há 3 anos
Cursinho preparatório para vestibular e vestibulinho tem inscrições abertas – Foto: Pixabay

Já pensou em se preparar para o vestibular ou vestibulinho com aulas ministradas por estudantes de universidades como a USP? A entidade Marie Curie Vestibulares, gerida por alunos da Escola de Engenharia de Lorena (EEL), está com inscrições abertas para o processo seletivo dos cursinhos preparatórios para o ingresso ao ensino superior e técnico. Em virtude da pandemia, as aulas serão a distância.

A entidade mantém voluntariamente duas turmas, o Macvest, feito para a preparação para vestibulares como Enem e Fuvest, e o Macvestinho, mais voltado ao ensino técnico, como Escolas Técnicas (Etecs) e Institutos Federais (IFs). As duas turmas possuem aulas de segunda a sexta, porém as do Macvest ocorrem das 18 horas às 22h30, enquanto as do Macvestinho, das 14h até 17 horas.

As inscrições para o ensino pré-vestibular estão abertas até o dia 10 de março através do site neste link, já o processo seletivo para o curso preparatório para os vestibulinhos estão até 12 do mesmo mês no neste link. Não há taxas de inscrição e de matrícula.

O cursinho popular tem como objetivo atender jovens e adolescentes de baixa renda em situação de vulnerabilidade social. Com a adoção do ensino remoto, podem se inscrever estudantes de todas as regiões do Brasil. As aulas se iniciarão na semana do dia 22 de março.

Como funciona o processo seletivo

Para as duas turmas, a primeira etapa é a inscrição on-line, momento em que os interessados preenchem um formulário socioeconômico para avaliação da entidade. Os candidatos que se enquadrarem nos requisitos avançam à fase seguinte, que é a da entrega dos documentos que atestam as informações prestadas na seleção.

A partir de então, os aprovados inscritos no Macvestinho realizarão uma prova on-line que abrange conteúdos de língua portuguesa, matemática, ciências humanas e da natureza, enquanto os do Macvest passarão por uma entrevista virtual na etapa que antecede a prova. Para ambos os cursos, a análise da renda representa maior parcela da nota final em relação à nota – 70% para o pré-vestibulinho e 65% para o pré-vestibular.

Macvest: inscrições até 10 de março no link; consulte o Edital

Macvestinho: inscrições até 12 março no link; consulte o Edital