USP lança aplicativo para monitoramento de segurança dos campi

App permite ao usuário relatar ocorrência de furtos, vandalismo e problemas na iluminação pública, por exemplo

 09/09/2016 - Publicado há 8 anos
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
Ouça a entrevista do jornalista Gustavo Xavier com o diretor de Segurança Eletrônica da Superintendência de Segurança da Universidade de São Paulo, Márcio Henrique da Silva.

Logo da Rádio USP

logo_radiousp790px

Os alunos, professores e servidores técnico-administrativos da USP dispõem, agora, de um novo canal de comunicação para registrar ocorrências de segurança e de gestão do campus.

No aplicativo, o usuário pode registrar ocorrências, fazer chamadas de emergência para a Guarda Universitária, ver o mapa de segurança e ativar o sistema de alerta

Já está disponível, nos sistemas Android e IOS, o aplicativo Campus USP para o monitoramento dos campi, que permite ao usuário relatar, por exemplo, a ocorrência de furtos, roubos, sequestros, vandalismo, problemas na iluminação pública, vazamentos de água e presença de animais abandonados.

Os registros podem ser feitos por meio de texto, fotos ou áudio e são encaminhados imediatamente para o atendimento da Guarda Universitária e das Prefeituras dos campi.

Outra função do aplicativo é que o usuário, durante um deslocamento a pé, pode ativar o sistema de alerta que, em uma situação de emergência, avisa a Guarda Universitária, bastando, para isso, um agito no aparelho celular.

Para acessar o aplicativo, o usuário deve fazer o login com seu número USP e a senha única de acesso aos sistemas institucionais da Universidade. O sistema está em funcionamento em todos os campi da USP e funciona apenas no âmbito de cada campus.

Segurança compartilhada

O Campus USP foi desenvolvido por um grupo de técnicos do campus de Pirassununga, da Superintendência de Segurança e da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).

“Estamos trabalhando com o conceito da chamada segurança compartilhada, em que professores, funcionários e alunos podem colaborar”, destaca o superintendente de Prevenção e Proteção Universitária, José Antonio Visintin.

Para o superintendente de Tecnologia da Informação, José Eduardo Ferreira, “os aplicativos móveis são alternativas ágeis de interação da comunidade USP com os serviços computacionais para melhorar seu dia a dia. Mais concretamente, o aplicativo Campus USP tem como objetivo aumentar a qualidade das ações relacionadas à prevenção e segurança nos campi”.

O professor da Escola Politécnica e assessor da STI, especialista em aplicativos para celular, Jun Okamoto, revela que mais de 50 pessoas estiveram envolvidas nos testes do sistema e que as equipes da Guarda Universitária e das Prefeituras dos campi foram treinadas para atender às demandas. “O usuário do aplicativo não precisa se preocupar se se trata de uma ocorrência de segurança ou administrativa, nem em que campus se encontra. O aplicativo encaminha a ocorrência para o sistema correto”, explica.

Da Assessoria de Imprensa da USP

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.