Como garantir eleições seguras em tempos de fraudes digitais

Em sua coluna semanal, Lula Radfahrer questiona a inviolabilidade da urna eleitoral

 08/06/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Um debate permanente hoje, principalmente quando as eleições estão aí, batendo à porta, é o perigo representado pelas redes sociais e as fake news. O professor Luli Radfahrer admite que se trata de um debate importante, mas não o único, uma vez que presumir que a urna eleitoral é perfeita e, portanto, que é imune a fraudes, pode ser um erro grave. É muito fácil fraudar uma urna, diz Radfahrer, e é exatamente por isso – para impedir o voto falso na urna – que o Brasil está apelando para o sistema biométrico.

“Tudo que envolve uma máquina, envolve uma possível ação maléfica, que pode alterar os dados dali”, afirma o colunista. O Brasil pós- redemocratização tem uma confiança muito grande no processo eleitoral, mesmo que essa crença não tenha uma base real em tempos de sofisticação tecnológica. Talvez a tecnologia do blockchain possa ser a saída para a garantia de uma eleição verdadeiramente segura.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.