Vizinhança de hospital da USP é tema de vídeo finalista em festival de audiovisual

O minidocumentário “Entornos do Centrinho”, produzido pela TV USP Bauru, mostra mudanças que hospital trouxe na vida das pessoas do seu entorno

 11/12/2020 - Publicado há 4 anos
Produção mostra histórias de vidas transformadas pelo Centrinho – Foto: Reprodução/TV USP Bauru

.

Referência internacional em pesquisa, tratamento e prevenção, o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP, o popular Centrinho, coleciona em mais de 50 anos muitas histórias e conquistas de reabilitação de pessoas que passaram por atendimento lá. O minidocumentário Entornos do Centrinho, que é finalista do Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro (FestAruanda) de 2020, mostra um outro tipo de transformação, a das pessoas que moram nos arredores do hospital.

Produzido pela TV USP de Bauru, o vídeo concorre na categoria TV Universitária e apresenta a história de vizinhos do Centrinho que tiveram suas vidas completamente alteradas pela presença da instituição. Como, por exemplo, a dona de uma pensão que acabou adotando uma criança com fissura labiopalatina que fazia tratamento na unidade hospitalar e foi abandonada pelo pai.

.

.
“Foi uma grata surpresa para a nossa equipe. Foi um ano bastante atípico e que tivemos que adaptar muito nossa produção por conta da covid-19, focando mais em boletins factuais e parcerias com outros setores do campus. Este produto sobre os entornos do Centrinho foi feito logo nos primeiros meses e foi o único que inscrevemos no festival. Sermos selecionados para a final é um belo presente para os dez anos da TV USP Bauru, completados recentemente em setembro”, comenta a produtora Paula Marques.

Já o jornalista Vitor Oshiro ressalta a sensibilidade do vídeo finalista do festival. “Sempre mostramos as vidas que são alteradas pelos milhares de atendimentos feitos no Centrinho. Desta vez, pensamos em evidenciar como o hospital faz girar a economia em seus entornos e como ele também muda a trajetória de quem mora ali do lado. São histórias muito bonitas e sensíveis de vizinhos que nutrem mais do que um elo geográfico com o Centrinho. Eles têm mesmo uma ligação de alma com o local.”

O uso de uma linguagem diferente das produções anteriores foi destacada pelo editor Guilherme Bacciotti. “Fazer um documentário é algo que leva muito tempo. Então, fizemos algo mais enxuto e rápido, por sermos uma equipe pequena. E, mesmo assim, tivemos esse reconhecimento e vamos competir com ótimos documentários”, explica.

A TV USP de Bauru faz parte da Seção de Comunicação e Cultura, que é subordinada à Prefeitura do Campus da USP de Bauru com sua programação exibida na TV Câmara Bauru e também nas mídias sociais.

Em sua 15.ª edição, o FestAruanda é realizado anualmente em João Pessoa, na Paraíba mas, nesta edição, acontece até o dia 17 de dezembro, em formato híbrido (on-line e presencial), por conta da pandemia da covid-19. No último dia do evento, são anunciados os vencedores. É a 18.ª vez que a TV USP Bauru é finalista no FestAruanda ao longo dos últimos dez anos. Desse total de indicações, conseguiu sete prêmios nas categorias Melhor Programa, Melhor Reportagem e Melhor Interprograma na competição.

Confira a programação completa do FestAruanda em: www.festaruanda.com.br

Siga a TV USP Bauru
Facebook: www.facebook.com/tvuspbauru
YouTube:  www.youtube.com/tvuspbauru

.

Com informações de Vitor Oshiro, da TV USP Bauru, e da Assessoria de Comunicação do Campus USP Bauru


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.