Falas de Bolsonaro em reuniões com líderes globais causam polêmica

Rubens Barbosa comenta sobre participação do presidente nas reuniões virtuais do Brics e do G20

 24/11/2020 - Publicado há 3 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna de hoje (24), o embaixador Rubens Barbosa comenta sobre a participação virtual do presidente Jair Bolsonaro em duas reuniões importantes. Uma delas foi a 12ª Reunião de Cúpula do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e a segunda foi a reunião do G20, que conta com os países responsáveis por 85% da produção mundial. A crise pandêmica foi o pano de fundo dos encontros, bem como possíveis estratégias de recuperação.

“Bolsonaro, à la Trump, deu sua visão conspiratória sobre alguns assuntos que interessam diretamente ao Brasil”, conta Barbosa. Entre essas falas, foi tratada a política ambiental e a questão da Amazônia, no qual o chefe do Executivo fez uma promessa que surpreendeu os demais líderes do Brics: revelar uma lista de países que importam madeiras extraídas ilegalmente, incluindo a China. Na reunião do G20, o presidente tratou também do caso de assassinato de um homem negro em um supermercado, afirmando que “o Brasil é um país diverso” e que “qualquer tentativa de outros países de exportar para o nosso tensões alheias à nossa história não prevalecerá”.

Rubens Barbosa indica que, “com essa afirmação, o presidente Bolsonaro encampa a visão de que essa violência que ocorre sistematicamente contra negros no Brasil não tem a ver com a discriminação racial, como a maioria da população vê essa questão. É uma visão pessoal de um problema que afeta a todos e que deveria ser combatido de todas as maneiras”.


Diplomacia e Interesse Nacional
A coluna Diplomacia e Interesse Nacional, com o professor Rubens Barbosa, no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.