Campus Mobile busca soluções de impacto social por meio de aplicativos

Concurso de inovação, que este ano será on-line, reúne universitários e recém-formados para apresentarem soluções para problemas da sociedade por meio de aplicativos

18/11/2020 - Publicado há 3 anos
Concurso de inovação e empreendedorismo busca estimular o desenvolvimento de soluções por meio de aplicativos – Foto: Divulgação/Instituto Claro

.

Estão abertas até o dia 22 de novembro as inscrições para a 9ª edição do Campus Mobile, a primeira totalmente virtual. O concurso de inovação e empreendedorismo busca estimular os estudantes universitários e jovens recém-formados a desenvolverem soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social e benefícios à população. A iniciativa é realizada pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro e apoio da Escola Politécnica (Poli) da USP e do hub de inovação da Claro beOn.

O programa vai selecionar projetos em seis categorias: Saúde, Games, Smart Farm, Smart Cities, Diversidade e Educação. Para participar, os universitários devem estar matriculados em um curso de graduação de uma instituição de ensino superior no Brasil ou serem recém-formados. As inscrições podem ser individuais ou em equipe com até três membros e devem ser realizadas pelo formulário on-line, neste link.

As atividades desta edição serão realizadas de forma remota e estão divididas em sete etapas: Inscrição das ideias e soluções; Campus Mobile Meetings; Seleção e Divulgação das Ideias e Soluções; Desenvolvimento dos Projetos; Finalização de protótipos; Semana de Imersão e, por fim, uma Viagem de Imersão no Vale do Silício, São Francisco (CA), nos Estados Unidos, em 2021 para que os estudantes possam ter a oportunidade de trocar experiências com grandes universidades e empresas de Inovação da Califórnia. Ao todo, após as inscrições serão selecionados 96 projetos.

Confira as lives do evento já realizadas e que estão disponíveis no canal do YouTube do Instituto Claro. A próxima live, no dia 19 de novembro, às 17h, o assunto será “A negritude e o racismo no mercado de tecnologia”. As lives serão transmitidas pelo perfil @institutoclaro, no Instagram.

Projetos Premiados

O Campus Mobile já premiou 70 projetos e revelou outros tantos que buscam soluções para desafios em diferentes frentes. O JADE, que funciona com um aplicativo para estimular e desenvolvimento de crianças autistas e com síndrome de down, foi revelado pelo Campus Mobile. A plataforma SafeGirl, aplicativo no qual as usuárias podem descobrir locais bem avaliados em aspectos como segurança, risco de assédio, atendimento e conforto, também foi premiada pelo Campus Mobile.

Saiba mais no site do Campus Mobile, neste link.

.

Com informações do Instituto Claro