Trajetória de estudante da USP na área de ciências dos alimentos rende prêmio internacional

Em seus estudos, aluno da USP em Piracicaba analisou a segurança microbiológica de hortaliças orgânicas e convencionais e colaborou em estudo sobre as práticas de higiene e manipulação de hortaliças folhosas em estabelecimentos comerciais

12/11/2020 - Publicado há 3 anos
Estudante participou de estudos sobre segurança alimentar de hortaliças – Foto: Freepik

.

A trajetória do estudante da USP Thiago Sugizaki dos Santos no curso de graduação em Ciências dos Alimentos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) rendeu uma premiação da Associação Internacional para Proteção de Alimentos (IAFP) na categoria Student Travel Award, correspondente ao custeio de sua viagem para participar do 2020 IAFP Annual Meeting, um dos mais importantes eventos da área. Thiago foi o único brasileiro entre os 20 candidatos selecionados para receber a premiação este ano.

Por conta da pandemia de covid 19, este ano o evento, que seria realizado em Cleveland, nos Estados Unidos, ocorreu de forma virtual entre os dias 26 e 28 de outubro. Os estudantes contemplados foram anunciados e informados de que poderão usufruir da viagem no próximo ano, para participar da próxima edição do IAFP Annual Meeting.

Foto: Divulgação/IAFP

Na apresentação, Thiago falou sobre projetos desenvolvidos junto ao Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição, sob orientação da professora Daniele Maffei. Um deles, intitulado Impact of organic and conventional practices in the microbiological quality of fresh leafy vegetables produced in Piracicaba, SP – Brazil, analisa  dados sobre a qualidade e segurança microbiológica de hortaliças produzidas pelos sistemas de cultivo orgânico e convencional, por meio da pesquisa e enumeração de microrganismos patogênicos e indicadores de contaminação.

Em outra pesquisa, Assessing Brazilian food establishments’ hygienic handling of leafy vegetables and their microbiological quality, o estudante colaborou em estudo sobre as práticas de higiene e manipulação de hortaliças folhosas observadas em estabelecimentos comerciais de Piracicaba, bem como a qualidade microbiológica de amostras coletadas nesses locais.

“Me senti honrado em ter sido um dos alunos selecionados pelo programa, no qual concorrem estudantes de diversos países. Foi muito gratificante poder representar minha instituição, participar das diversas atividades oferecidas durante o evento e apresentar dois resumos de projetos de pesquisa dos quais participei”, destaca Thiago. “Este ano o evento foi realizado de forma virtual, mas estou animado para usufruir da viagem no próximo ano para participar do 2021 IAFP Annual Meeting”.

De acordo com a professora Daniele Maffei, o estudante foi selecionado em decorrência de seu perfil acadêmico. “Thiago desenvolve projetos sob minha orientação desde 2018 e sempre se mostrou um aluno interessado, comprometido e disposto a aproveitar as diversas oportunidades oferecidas no âmbito da universidade”, destaca. “Considero que o prêmio tem importância pessoal e institucional, pois reconhece, por meio do aluno, as oportunidades proporcionadas pela instituição, as quais contribuem para a formação acadêmica e profissional dos alunos”, conclui.

Para concorrer ao prêmio, a comissão julgadora se baseia na análise de uma declaração de interesse, na qual o aluno descreve sua trajetória acadêmica e a motivação para participar do evento, além de uma carta de recomendação.

O vídeo de apresentação dos alunos premiados está disponível na internet: https://player.vimeo.com/video/468700606

.

Com informações de Caio Albuquerque, Assessoria de Imprensa da Esalq