Cantos dos pássaros se adaptam ao “silêncio” da pandemia

Alterações foram detectadas por cientistas que compararam cantos de espécies nos ambientes rurais e urbanos

 05/11/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 11/11/2020 as 16:03
Por

A revista Science é destacada pelo professor José Eli da Veiga por trazer em sua edição, do último dia 30 de outubro, um artigo em que um grupo de ecólogos descreve resultados das comparações feitas com espécies de pássaros e seus cantos nos ambientes rurais e urbanos. “A pandemia foi uma boa oportunidade em que os cientistas puderam avaliar o comportamento dos pássaros num ambiente mais silencioso e menos poluído”, explica o colunista. O fato é que, num período muito curto, os pássaros urbanos modificaram os seus cantos, adaptando-os a um certo silêncio e aumentando o seu grau de comunicabilidade. “E isso aconteceu em pouquíssimo tempo”, comenta Eli da Veiga.

O professor descreve que tais mudanças, de acordo com hipóteses defendidas por ecólogos, seria um esforço adaptativo das aves que poderia durar muitas gerações. “Mas os cientistas realizaram um minucioso exame e constataram que esse tipo de aprendizado das espécies foi rapidíssimo”, conta o colunista. Além de destacar que, no artigo da Science, o assunto está explicado “minuciosamente”, Eli da Veiga sugere aos leitores o comentário de Suzana Herculano-Houzel, veiculado no jornal Folha de S. Paulo da última terça-feira, dia 3, intitulado Os pássaros estão ouvindo e agradecem o silêncio.

 


Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção na Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.