Sistema Único de Saúde é um grande patrimônio da sociedade brasileira

Renato Janine fala do decreto, revogado pelo presidente da República, que trouxe questionamentos sobre uma tentativa de privatização do sistema

 04/11/2020 - Publicado há 3 anos
Por

Logo da Rádio USP

Na opinião do professor Renato Janine Ribeiro, o decreto revogado pelo presidente Bolsonaro, que pedia estudos para avaliar a possibilidade de conceder as Unidades Básicas de Saúde (UBS) à iniciativa privada, era, sim, um primeiro passo para iniciar a privatização do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na coluna Ética e Política desta semana, Janine aponta que o SUS, nesta pandemia, tem sido o grande elemento de saúde pública contra a covid. Para o colunista, o governo é muito confuso, desorganizado, não há coesão, o que acaba por trazer muita insegurança sobre o que vai ou não ser feito.

Janine comenta ainda que o Sistema Único de Saúde é um grande patrimônio da sociedade brasileira, é aplaudido internacionalmente. O grande problema é o pouco investimento na área da saúde. “Agora, desarticular o SUS, deixando algumas unidades de saúde no setor privado e outras no setor público, é muito complicado.”

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Ética e Política.


Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.