Na FEA-RP ciclo de eventos discute a prática docente

Encontros on-line estão disponibilizados para consultas e abordam temas como experiência didática durante a pandemia, educação digital, utilização do e-disciplinas, aplicação do PBL em aulas das áreas contábil e financeira, e uso da plataforma Coursera

05/11/2020 - Publicado há 3 anos

O Departamento de Contabilidade (RCC) da FEA-RP está promovendo um ciclo de eventos voltado a seus professores. A série Práticas Docentes são encontros on-line com o objetivo de promover o desenvolvimento e aprimoramento da competência pedagógica aos docentes do RCC.

Serão encontros virtuais sobre diversos temas relacionados ao ensino e à didática, com duração de 60 a 90 minutos. As atividades tiveram início em junho deste ano. “A série Práticas Docentes surgiu no Departamento de Contabilidade como uma necessidade de trocarmos ideias e experiências em relação ao ensino digital durante a pandemia. Era algo que já estava previsto no projeto acadêmico do departamento e, quando assumi a chefia, achei que era viável promover essa iniciativa”, explica a professora Adriana Maria Procópio de Araújo, chefe do RCC.

Segundo Adriana, essa também é uma forma de atender à demanda dos professores do departamento e é um alinhamento com a sua formação. A professora é pós-doutora em educação na área de Formação Docente na Universidade Federal de São Carlos.

Já foram oferecidos nove módulos. O primeiro encontro, sobre experiências didáticas na pandemia, teve como foco apoiar os professores, que desde março estão em situação de isolamento social, e também levar entre eles as melhores práticas, experiências negativas e relatos dos alunos. Os demais encontros abordaram temas como educação digital, utilização do e-disciplinas, aplicação do PBL em aulas das áreas contábil e financeira, uso da plataforma Coursera, entre outros.

Os tópicos podem atender também dúvidas de professores de outros departamentos, unidades e até mesmo de professores de fora da USP, por isso os encontros são gravados e disponibilizados aqui e aqui.

Por: Leonardo Rezende