Colunista comenta desafios econômicos no Brasil diante da segunda onda da covid-19

Para Luciano Nakabashi, os efeitos da segunda onda de pandemia na Europa e nos EUA causam incerteza na economia mundial, agravada pela falta de garantias em relação à vacina

 04/11/2020 - Publicado há 3 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Reflexão Econômica desta semana, o professor Luciano Nakabashi comenta os desafios econômicos no Brasil com a segunda onda da covid-19, que já atinge vários países europeus e os Estados Unidos. Segundo Nakabashi, já existia essa expectativa (da segunda onda de covid-19), que vem se confirmando, como na Europa, onde os casos estão em níveis mais altos do que na primeira onda, o que provavelmente vai acontecer nos Estados Unidos, que já registram diariamente números recordes de contágio.

O professor afirma que os países europeus e os Estados Unidos estão mais bem preparados para enfrentar a covid-19 do que estavam na primeira onda, mas, mesmo assim, “os efeitos econômicos acabam sendo severos pelo distanciamento social, feitos de forma voluntária ou pelo governo”. Essa situação, que retarda o processo de retomada, segundo Nakabashi, causa incerteza na economia mundial, agravada pela falta de garantias em relação à vacina, como quando ela estará disponível e se será eficiente, por exemplo. “Essa incerteza atinge a economia mundial e o Brasil, que também tem outros agravantes.”

Para o professor, o Brasil já entrou nesse cenário fragilizado, ou seja, já tinha uma dívida muito grande em relação ao PIB, o que se agravou durante a pandemia, em decorrência dos programas do governo para auxiliar empresas e pessoas físicas, da queda de receita e dos próprios problemas da economia mundial. “Estamos saindo da primeira onda e entrando na segunda onda que atinge os países desenvolvidos ainda mais fragilizados.”

Por isso, diz o professor, é imperativo pensar na agenda de reformas. “Se tivessem sido feitas as reformas, o Brasil estaria numa situação muito mais fácil hoje, mais confortável para lidar com essas incertezas que chegam de fora, por isso é fundamental desvincular os gastos das receitas.”


Reflexão Econômica
A coluna Reflexão Econômica, com o professor Luciano Nakabashi, vai ao ar quinzenalmente,  quarta-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.