Carlos Drummond de Andrade é tema de curso e filmes gratuitos

Eventos on-line promovidos pelo Instituto Moreira Salles comemoram aniversário do poeta mineiro

29/10/2020 - Publicado há 3 anos
O poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) – Fotomontagem: Camila Paim sobre foto de Wikimedia Commons

Neste sábado, dia 31, o Instituto Moreira Salles (IMS) vai celebrar o Dia D – o Dia de Carlos Drummond de Andrade – com produções culturais de alto nível. O aniversário do poeta mineiro, que nasceu em 31 de outubro de 1902 em Itabira (MG) e morreu em 17 de agosto de 1987, no Rio de Janeiro, será comemorado com um curso ministrado pelo professor da USP José Miguel Wisnik e dois filmes, Consideração do Poema e Vida e Verso de Carlos Drummond de Andrade. O curso e os filmes serão disponibilizados gratuitamente, no sábado, no site Dia D – Dia Drummond, mantido pelo IMS. O Dia D é festejado pelo Instituto Moreira Salles desde 2011.

O professor da USP José Miguel Wisnik – Foto: Renato Mangolin /FLIP

Professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e autor do livro A Maquinação do Mundo – publicado em 2019 pela Companhia das Letras -, Wisnik vai apresentar, em três aulas, a presença de Itabira nos poemas e textos memorialísticos de Drummond. “Passa também pelos quiprocós que resultaram na criação da Companhia Vale do Rio Doce e na sua consequente ação sobre o pico do Cauê, o que desencadeou a reação de Drummond em poemas, crônicas e textos jornalísticos de intervenção”, informa a assessoria de imprensa do IMS, num texto de divulgação das atividades do Dia D. “A abordagem chega, enfim, ao exame do poema A Máquina do Mundo.”

“Ilustrado com imagens e reproduções de poemas, o curso não se propõe a ser apenas uma verificação esquemática das correspondências entre o texto poético e os fatos históricos.” Wisnik, porém, não deixa de observar a atualidade das duras críticas de Drummond, quando Itabira – mas também o Brasil e o mundo – se depara com as tragédias de Mariana e Brumadinho”, acrescenta a assessoria de imprensa do IMS.

Trailer do filme Vida e Verso de Carlos Drummond de Andrade – Foto: Reprodução/IMS

Os filmes Consideração do Poema e Vida e Verso de Carlos Drummond de Andrade foram lançados pelo IMS em DVD em 2012 e 2014, respectivamente.

Com roteiro e direção de Eucanaã Ferraz e fotografia de Walter Carvalho, Vida e Verso de Carlos Drummond de Andrade conta com a participação de quatro escritores: Joca Reiners Terron, Antonio Cicero, Alberto Martins e Afonso Henriques Neto. “O primeiro faz as vezes de narrador, contando fatos marcantes da vida de Drummond, enquanto os outros pontuam a cronologia com leituras de poemas, trechos de cartas, diários, crônicas e ensaios críticos. É um retrato do poeta e do homem, reconstituído no filme com humor, ironia e emoção. Do nascimento à morte, um gênio de muitas faces: mineiro, brasileiro, universal, moderno, eterno.”

Consideração do Poema mostra leituras de poemas de Drummond feitas por poetas, escritores, compositores, atores e intelectuais. Entre os participantes estão Fernanda Torres, Jorge Mautner, Milton Hatoum, Laerte, Drica Moraes, Caetano Veloso, Nuno Ramos e Chico Buarque. A direção é de Eucanaã Ferraz, Flávio Moura e Gustavo Rosa de Moura e a fotografia, de Alexandre Wahrhaftig.

O curso Drummond e a Maquinação do Mundo, com o professor da USP José Miguel Wisnik, e os filmes Consideração do Poema e Vida e Verso de Carlos Drummond de Andrade estarão disponíveis gratuitamente a partir deste sábado, dia 31, no site diadrummond.com.br, mantido pelo Instituto Moreira Salles (IMS).