A relevância do papel do Estado em tempos de crise

Guilherme Wisnik analisa o livro “Curto-circuito: o vírus e a volta do Estado”, da professora da FEA, Laura Carvalho, sobre a função do Estado num contexto de pandemia

 22/10/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna desta semana, Guilherme Wisnik tece comentários a respeito do livro Curto-circuito: o vírus e a volta do Estado, da professora Laura Carvalho, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. Na obra, ela se propõe a analisar o papel do Estado e sua importância num contexto de pandemia. “A discussão que ela propõe no livro é defender o pacto social de 1988, isto é, defender aquele projeto de redemocratização brasileira, que significa um investimento social muito grande na ideia de um Estado que possa reduzir as desigualdades”, diz Wisnik.

A receita da economista é elevar a carga tributária em relação ao PIB, com a adoção de uma série de medidas, tais como a taxação da riqueza. O livro analisa em profundidade o papel do Estado e as cinco funções que cabe a ele cumprir num contexto de crise como a que o mundo – mas sobretudo o Brasil  – está vivendo.


Espaço em Obra
A coluna Espaço em Obra, com o professor Guilherme Wisnik, vai ao ar  quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.