Mudança de regras nas eleições para Câmara e Senado coloca em risco a democracia

André Singer explica que a rotatividade no poder e a disputa de forças políticas são peças importantes para a manutenção da democracia

 15/10/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Recentemente, a imprensa noticiou movimentações dentro do Senado para uma possível proposta de reeleição dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (Democratas), e do Senado, Davi Alcolumbre (Democratas). Atualmente, esses cargos seguem a regra do mandato único e a mudança disso poderia significar um risco à democracia. “Nós temos que fortalecer as instituições no sentido de preservar as regras estabelecidas e, sobretudo, preservar a ideia da disputa e da renovação de forças que estejam à frente tanto da Câmara quanto do Senado”, afirma o professor André Singer.

O colunista explica que uma das justificativas para a reeleição de Maia e Alcolumbre seria que, se ambos continuassem com seus cargos de comando, haveria uma barreira contra a eleição de deputados e senadores mais alinhados ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Apesar disso, Singer ressalta o comportamento ambíguo dos presidentes das casas ao longo do atual mandato de Bolsonaro: “Na primeira metade desse período, eles mantiveram uma certa independência, mas, depois que o presidente Bolsonaro fez uma aliança com o centrão e modificou a correlação de forças dentro do Congresso, sobretudo dentro da Câmara, notou-se uma mudança de postura dos atuais presidentes da Câmara e do Senado no sentido de uma maior composição com o governo federal”.

Ouça a coluna na íntegra pelo player acima.


Poder e Contrapoder
A coluna Poder e Contrapoder, com o professor André Singer,  no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.