Eventos da semana com especialistas da USP estarão disponíveis pela internet

De 5 a 9 de outubro, webinars, lives, seminários e outros encontros estarão disponíveis gratuitamente pela internet

 02/10/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 06/10/2020 as 11:31
Foto: Freepik

.

Confira a programação de webinars, lives, seminários e outros encontros que serão realizados na semana de 5 a 9 de outubro. As atividades são organizadas por pesquisadores da USP e podem ser acompanhadas gratuitamente pela internet.

5 de outubro – segunda-feira

Movimentos Sociais por Habitação: Estratégias de Sobrevivência na Região Central de São Paulo

Às 17 horas, evento on-line vai tratar das questões habitacionais no âmbito da luta pelo direito à moradia digna na região central da metrópole paulistana e dos enfrentamentos no mundo da covid-19. Organizado pelo Coletivo Diálogos Abertos e pelo Programa USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, terá transmissão neste link. Mais informações aqui.

Mário Pedrosa 120 anos: debate Mario Pedrosa, Fascismo, bonapartismo e as ditaduras brasileiras

A partir das 19 horas, o evento virtual em homenagem aos 120 anos de nascimento de Mário Pedrosa ocorrerá ao longo de oito debates sempre às segundas-feiras a partir deste dia 5. Especialistas e estudiosos de sua obra foram convidados para refletir sobre os mais variados aspectos da sua atuação e a atualidade do seu pensamento. Os encontros têm o apoio do Programa de Pós-Graduação em História Econômica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. A transmissão pode ser acompanhada pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, neste link.


6 de outubro – terça-feira

Pensadoras: Futuros do Presente

Às 10 horas, acontece a abertura do evento que tem como finalidade dar destaque à produção acadêmica de excelência de mulheres na pós-graduação, fruto de parceria entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Brasília (UnB). O evento receberá as pesquisadoras destas universidades que se inscreveram no “Prêmio Filósofas”, elas falarão mais sobre suas pesquisas, trajetória, dificuldades e perspectivas dentro da vida acadêmica no Brasil. Os inscritos no evento neste link receberão certificado de participação. A transmissão é aberta a todos pelo canal do YouTube do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UnB: youtube.com/c/PPGFILUnB Confira aqui a programação completa dos dias 6 e 7 de outubro.

Mais Educação, por Favor! Dilemas e Desafios na Construção do Conhecimento

Com transmissão a partir das 17 horas, o webinar promovido pelo Grupo de Pesquisa Investigações sobre a Pluralidade e Ambiguidades Relativas à Condição Humana (Inpar) do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP vai abordar as possíveis contribuições da psicanálise ao debate sobre a educação. O evento é o primeiro de uma série de quatro webinários que apresenta a temática da Educação no mundo atual a partir de uma vários enfoques. Saiba mais aqui. Transmissão neste link.

Posse de Néstor García Canclini – Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência

Cerimônia virtual de posse de Néstor García Canclini como titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência em 2020 com transmissão às 17 horas, neste link. A Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência é uma iniciativa do Instituto de Estudos Avançados em parceria com o Itaú Cultural, criada em 2016 para promover o diálogo entre arte, cultura e ciência.

Brasil desigual – Populações vulneráveis e injustiças sociais

Às 19 horas, o USP Talks vai tratar da questão das populações vulneráveis e das desigualdades sociais no Brasil com participação das professoras Eunice Prudente, da Faculdade de Direito (FD) e Lilia Schwarcz, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). O evento terá transmissão ao vivo pelo Canal USP no YouTube, e haverá oportunidade para perguntas do público. A mediação é do jornalista Herton Escobar.


7 de outubro – quarta-feira

O pensamento e o legado de Lélia Gonzalez

Evento on-line que faz parte ciclo de eventos Outubro Negro, voltado para a discussão das condições de vida e saúde da população negra, bem como dos efeitos do racismo e da luta antirracista no Brasil, será transmitido às 19 horas pelo canal da FSP-USP no YouTube, neste link. Ele vai tratar da trajetória de Lélia Gonzalez, bem como suas contribuições intelectuais e políticas para os estudos raciais e de gênero no Brasil, com Elizabeth Viana, socióloga, cofundadora da Ação Negra de Nilópolis, ex-aluna e pesquisadora da obra e do legado de Lélia Gonzalez. O evento é organizado pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e pelo Coletivo Negro Maria Carolina de Jesus.

Sustentabilidade: Produto, Valor Agregado, Consumidor e Seu Investimento

Quarto encontro do ciclo A Sustentabilidade na Moda é Inclusão, com transmissão às 15, o encontro debate o momento de compra para o consumidor como experiência de importante investimento financeiro. Promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, o evento tem apoio da RELab. Saiba mais aqui. Para participar e recebir o link para ver o evento, é necessário fazer a inscrição no formulário on-line.

Cinemateca Brasileira: memória e produção audiovisual em risco

Às 17 horas, o debate on-line promovido pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP terá Eduardo Morettin, professor de História do Audiovisual, em conversa com o cineasta Roberto Gervitz e a pesquisadora Débora Butruce, presidente da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual, sobre a crise da Cinemateca Brasileira e o seu impacto na preservação, produção e pesquisa audiovisual. O evento faz parte da série ECA Debate, encontros semanais que reunem pesquisadores a USP e especialistas de diversas áreas para refletir sobre os mais diferentes temas e os impactos da pandemia do novo coronavírus na sociedade, que extrapolam a saúde, e atingem as relações sociais, a cultura, as artes, a economia e a política. A transmissão ao vivo será neste link.

As Ideias Republicanas na China Imperial do Início do Século XX

Como atividade do Laboratório de Estudos da Ásia (LEA) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, evento on-line com transmissão às 18 horas vai tratar de questões sobre a China e Leste da Ásia com o sinólogo Egas Bender Moniz-Bandeira, pesquisador do Instituto Max Planck de Frankfurt, na Alemanha. O evento pode ser acompanhado neste link.


8 de outubro – quinta-feira

História e Natureza: I Encontro Argentina-Brasil sobre estudos do século XVIII

A partir das 9 horas, haverá mais um evento da série de encontros on-line com pesquisadores do Brasil e da Argentina que abordam o tema História e Natureza e os estudos na área de filosofia moderna realizadas nos dois países. O evento é promovido pelo Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, pela Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII, além da Asociación Argentina de Estudios del Siglo XVIII, Cadernos de Ética e Filosofia Política (USP) e Siglo Dieciocho (AAES18). Para participar e receber o link da transmissão que será realizada pelo Google Meet, basta fazer inscrição neste link.

UrbanSus ONU: Desigualdades e Interseccionalidades de Gênero nas Cidades Durante a Pandemia

Às 16 horas, evento on-line vai falar dos conflitos e desafios decorrentes das desigualdades de gênero acentuados pela pandemia causada pela covid-19. O Ciclo UrbanSus busca refletir sobre o papel das cidades e o estímulo para boas práticas, compartilhando soluções sustentáveis urbanas, por meio de tecnologias sociais, ambientais e urbanas inovadoras. O evento é organizado pelo Progarma USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. Saiba mais aqui e acompanhe a transmissão neste link.

Holocausto, genocídio singular

Como parte do Fórum Permanente sobre Genocídio e Crimes contra a Humanidade, o evento on-line terá como palestrante Maria Luiza Tucci Carneiro, do Laboratório de Estudos sobre Etnicidade Racismo e Discriminação (LEER) da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e como mediador Antonio Cavalcante, do Centro de Pesquisas sobre a Proteção Internacional de Minorias (CEPIM), da Faculdade de Direito (FD), da USP. Para participar, basta fazer a inscrição neste link, seguindo as instruções da página.


9 de outubro – sexta-feira

Homenagem aos 70 anos do Acadêmico Adalberto Fazzio

A partir das 9 horas, um evento on-line vai abordar a trajetória de Adalberto Fazzio na área de física da matéria condensada, com uma série de seminários incluindo palestras de acadêmicos da área. Fazzio iniciou suas atividades como docente no Instituto de Física (IF) da USP e teve uma carreira de destaque na comunidade científica, assumindo inúmeros cargos de destaque em entidades científicas e condecorações. A programação do evento pode ser conferida aqui e para obter o link de acesso à transmissão basta enviar um e-mail para Fazzio70Organizers@outlook.com com a palavra “registration” no campo assunto.

Imprensa, Tecnologia e o Futuro do Jornalismo

Organizado pela Cátedra Oscar Sala do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, o evento com transmissão às 9h30 terá o jornalista Rodrigo Mesquita, um dos principais inovadores da imprensa brasileira contemporânea no uso das tecnologias digitais, apresentando um balanço dessa experiência e expondo sua visão de futuro para as redações. Confira a palestra neste link.

Artífices da correspondência: três novas edições de cartas de Mário de Andrade

Às 15 horas, como parte dos IEBinários do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, os pesquisadores Leandro Sousa Lopes, Regiane Matos e Rodrigo Jorge Ribeiro Neves vão abordar os novos estudos sobre as cartas do escritor Mario de Andrade. Para assistir ao vivo acesse:
www.facebook.com/ieb.usp


11 e 12 de outubro – domingo e segunda

XXI Congresso Médico Acadêmico da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Um dos principais eventos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, o XXI Congresso Médico Acadêmico (COMA) tem início às 14 horas com transmissão ao vivo pela internet. O evento também acontece no dia 12 e a programação completa pode ser conferida neste link.

O congresso contará com a participação de profissionais renomados, entre eles Dimas Tadeu Covas, diretor do Instituto Butantan e integrante do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo, que realizará a palestra de abertura. Para participar, é necessário fazer a inscrição aqui no formulário on-line (no final da página). O link das transmissões serão enviadas por e-mail aos inscritos. O evento é organizado pelo Departamento Científico do Centro Acadêmico Rocha Lima


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.