Legado de Ary Lobo inclui 700 músicas, como “O Último Pau de Arara”

A arte do cantor e compositor paraense é tema do programa “Vira e Mexe”, da Rádio USP

 05/10/2020 - Publicado há 3 anos

Ouça nos links abaixo o programa Vira e Mexe, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 3 de outubro de 2020, que destacou a vida e a obra do cantor e compositor paraense Ary Lobo (1930-1980).

Ary Lobo: um dos cantores e compositores oriundos do Norte do País mais conhecidos e influentes – Foto: Reprodução

Oh! Deus
Perdoe esse pobre coitado
Que de joelhos rezou um bocado
Pedindo pra chuva cair
Cair sem parar

Esses pungentes versos da música Súplica Cearense foram ouvidos no programa Vira e Mexe, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentado no dia 3 passado. De autoria de Gordurinha e Nelinho, a música foi interpretada pelo cantor e compositor paraense Ary Lobo (1930-1980), destaque do programa.

Nascido em Belém do Pará, Ary Lobo é um dos mais conhecidos cantores e compositores da Região Norte, que alcançou sucesso, influenciou outros artistas e deixou um legado “muito importante”, como explicou no programa o apresentador Paulinho Rosa. Em 50 anos de vida, Ary Lobo gravou cerca de 700 músicas em mais de 20 LPs. “Ele tinha um pique meio de Jackson do Pandeiro, fazendo coco, e tendo ótima dicção.”

Além de Súplica Cearense, outro grande sucesso na voz de Ary Lobo apresentado em Vira e Mexe foi O Último Pau de Arara, música de Venâncio Corumba e José Guimarães. O programa exibiu ainda Paulo Afonso, Poeira, Vendedor de Caranguejo, Vou Para a Lua, Sentinela do Mar, Vendedor de Biscoito, Coco Decente e Quixeramobim, entre outras composições.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação do forró e ritmos afins – como baião, xote, xaxado e rastapé –, Vira e Mexe vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 11 horas, com reapresentação à 0 hora de segunda-feira, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido por Paulinho Rosa (edição) e Dagoberto Alves (sonoplastia). A apresentação é de Paulinho Rosa.

As edições anteriores de Vira e Mexe estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.