Tetê Espíndola faz clipe para alertar contra agressões ao Pantanal

Cantora e outros 32 artistas gravam música criada por Itamar Assumpção em 1988 em favor daquele bioma

 02/10/2020 - Publicado há 4 anos

Ouça no link abaixo o programa De Papo Pro Ar, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 2 de outubro de 2020, que apresentou entrevista com a cantora sul-mato-grossense Tetê Spíndola.

Logo da Rádio USP
O Pantanal mato-grossense: artistas se unem contra a ameaça de destruição de um bioma essencial para o equilíbrio ecológico – Foto: Rogério Siqueira – Flickr

A cantora Tetê Espíndola reuniu 32 artistas – entre eles Rolando Boldrin, Arnaldo Antunes e Ney Matogrosso – num clipe lançado na internet na segunda-feira passada, dia 28 de setembro. No clipe – intitulado Pantanal Somos Todos Nós -, Tetê e seus convidados cantam a música Adeus, Pantanal, de Itamar Assumpção (1949-2003), composta em 1988, já como uma forma de protesto contra as agressões àquele bioma do Centro-Oeste do Brasil.

A cantora Tetê Espíndola: defesa do ambiente está presente já no seu primeiro disco, lançado há exatos 40 anos – Foto: Reprodução

O clipe nasceu de um sonho de Tetê, como a cantora explicou em entrevista ao radialista Cido Tavares no programa De Papo Pro Ar, da Rádio USP (93,7 MHz), nesta sexta-feira, dia 2. Ela tinha ficado chocada com um vídeo na internet que mostrava os incêndios no Pantanal atualmente, incluindo animais queimados e árvores em chamas. Naquela noite, ela sonhou que era uma nuvem. “Eu fui até o Pantanal e chovi no Pantanal, e salvei muitos animais e muitas árvores”, disse. “Foi o sonho mais lindo que eu já tive.”

Quando acordou, ela decidiu que tinha que fazer algo em favor do Pantanal. Em parceria com o músico Carlos Navas, entrou em contato com outros artistas, que aceitaram o convite. O resultado pode ser visto em Pantanal Somos Todos Nós, que tem produção de Arnaldo Black. A música de Assumpção ganhou arranjos de Caito Marcondes, Sandro Moreno e Bianca Bacha.

Com duração de 3 minutos e 46 segundos, o clipe está disponível na plataforma YouTube, através deste link. De Papo Pro Ar apresentou o áudio do clipe na íntegra.

Pantanal Somos Todos Nós é mais uma de tantas iniciativas de Tetê Espíndola voltadas para a preservação do ambiente, tema recorrente em toda a sua carreira. Nascida em Campo Grande (MS), ela já fazia a defesa da ecologia no seu primeiro disco, Piraretã, lançado em 1980 – há exatos 40 anos.

Ouça no link acima a íntegra do programa De Papo Pro Ar.

De Papo Pro Ar é transmitido pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre às sextas-feiras, às 18h30, inclusive via internet, através do site da emissora. No mesmo dia ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo radialista Cido Tavares.

As edições anteriores de De Papo Pro Ar estão disponíveis neste link.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.