Esta semana, em sua coluna, o professor Pedro Dallari comenta o discurso, que considera extremamente esclarecedor, do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, sobre o real estrago causado pela pandemia da covid-19 em nosso planeta. Dados fornecidos pelos países afetados pela doença apontam mais de 1 milhão de mortos, embora os números tendam a ser ainda maiores, já que muitas mortes provocadas pela covid-19 foram atribuídas a outras causas. “O tamanho da crise foi muito bem salientado e exposto com clareza pelo secretário-geral da ONU”, diz Dallari, que cita alguns dados alarmantes revelados por António Guterres. Em um dos trechos de seu pronunciamento, o secretário sublinha que o mundo enfrenta simultaneamente uma crise de saúde histórica, a maior calamidade econômica e perda de empregos desde a grande depressão da década de 1930, além de novas ameaças aos direitos humanos.
A covid-19 expôs fragilidades como as desigualdades crescentes, catástrofes climáticas, ampliação das divisões sociais, corrupção galopante, todas estas injustiças amplificadas pela pandemia. E mais: o progresso de décadas foi varrido e a pobreza – pela primeira vez em 30 anos – está aumentando, assim como os índices de desenvolvimento humano estão diminuindo.
Guterres aponta alguns caminhos necessários para que a humanidade consiga se recompor. Ele salienta que essa pandemia é diferente de todas as crises que já vimos e alerta para a união de todo o globo, a fim de que isso não volte a acontecer. Diz Dallari: “Mas o alerta maior do secretário-geral António Guterres é o de que em um mundo interconectado é chegada a hora de reconhecer uma verdade simples: a solidariedade é também interesse próprio. Se deixarmos de compreender esse fato, todos perdem”.
Globalização e Cidadania
A coluna Globalização e Cidadania, com o professor Pedro Dallari, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.
(coluna atualizada em 1.10)